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10 FROM THE TOP » JAMES BELLINI, MARCOPOLO Setembro 2020 | AutoData A crise bateu com força na porta de todas as empre- sas, mas para a Marcopolo o efeito potencial era de- vastador: seu principal negócio é nos ônibus rodoviários, segmento que ficou quase paralisado devido à pandemia, com suspensão das viagens e temor dos passageiros. A encrenca caiu no colo de James Bellini, CEO – cargo que ocupou interinamente e depois em definitivo em 2019, quando da saída de Francisco Gomes Neto rumo à Embraer. O irmão de James, Mauro, dividiu a responsabilidade como presidente do Conselho de Administração. Ambos são filhos do fundador Paulo Bellini e pela pri- meira vez atuam juntos na direção. Amaior lição até agora da crise, afirmou James Bellini nesta en - trevista exclusiva, concedida por vídeo conferência, foi a observação de que a empresa precisa ser mais ágil e menos burocratizada para responder rapidamente às futuras necessidades do chamado novo normal, tanto internamente, em sua gestão, quanto externamente, na forma do que e como oferecer aos clientes além de carrocerias de ônibus. Confira. Entrevista a Marcos Rozen, de São Paulo, e Roberto Hunoff, de Caxias do Sul De paquiderme a leopardo Como a Marcopolo atuou diante dos efeitos da pandemia? Fomos um dos primeiros a sentir. Para nós começou já em janeiro, pois temos unidade na China, e lá suspendemos a atividade. Na época ninguém podia imaginar que o impacto seria tão grande e muito menos com essa abrangên- cia. Em março começamos a analisar os possíveis impactos em todas as operações pelo mundo. Focamos em três vetores: saúde dos colaborado- res e familiares, com férias coletivas e protocolos de segurança sanitária no retorno, criação de um comitê de cri- se, que traçou ações imediatas para garantir a sobrevivência da empresa, e a criação de um comitê pós-crise, que estruturou plano para nos ajudar a entender o impacto no nosso setor, como isso afetava o negócio dos clien- tes e como poderíamos ajudá-los. O maior aprendizado dessa crise foi uma nova forma de pensar, de gerir a em- presa. Os desafios eram enormes e o tempo curto. Repensamos processos especialmente de tomada de decisão, de sair da burocracia do dia-a-dia, de oferecer soluções ao mercado. Disso nasceu por exemplo a plataforma Bio- Safe [conjunto de iniciativas e ações de controle e desinfecção que, em parte, pode ser usado não só em ônibus mas também em outros ambientes como trens, escritórios, vestiários etc.]. AMarcopolo buscou crédito nomercado durante a fasemais aguda da pandemia? Não. Conseguimos equilibrar o caixa com medidas como alongamento da carteira de pedidos, renegociação dos prazos de entrega, uso das alavancas

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