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16 FROM THE TOP » JAMES BELLINI, MARCOPOLO Setembro 2020 | AutoData de trabalho para decidir o que será fei- to da área, é um patrimônio que pode gerar caixa. E as fábricas no Espírito Santo e no Rio de Janeiro? A fábrica de SãoMateus [ES] foi idealizada para Volare, mas estamos trabalhando hoje com três linhas lá, com Volare, ur- bano e Caminho da Escola. Foi um in- vestimento muito grande, precisamos colocá-la definitivamente operacional e com nível de eficiência igual ao das outras plantas. A unidade em Duque de Caxias [RJ] dependerá também de uma retomada demercado, se não acontecer não há como manter quatro fábricas em operação para um volume 30% a 40% menor: aí seríamos obrigados a fechá-la. Mas não é uma decisão tomada, estamos emprocesso de observação domercado. Há riscopara outras unidades nomundo? Omesmo problema que enfrentamos no Brasil temos em todo o mundo, a crise é global. Fizemos as adequações pos- síveis em todas. As principais são África do Sul, Argentina, Austrália, China, Co- lômbia e México. Da mesma forma que temos expectativa no Brasil de fechar esse ano no azul temos para as unidades do Exterior. Nesse momento não existe ideia de fechar operação. Na China es- tamos repensando, mas no sentido de crescer, não de eliminar, assim como na Índia, onde temos joint-venture com a Tata, mas queremos sair e partir para um novo modelo de negócios por lá, com o controle total da operação. Mas, por enquanto, são planos. AMarcopolovoltou a ser eminentemente Bellini, com o senhor como CEO e seu irmão como presidente do Conselho de Administração. Como está sendo esse processo? Está funcionando perfeitamente. Nós nos damos muito bem, está sendo uma ótima experiência. “Precisamos ser mais adaptados às grandes variações de mercado, ao novo normal, à nova realidade daqui para a frente.” O desenvolvimento de carroceria para ônibus elétricos está dentro deste es- copo também? Sem dúvida, e é completamente dife- rente de umônibus convencional, é uma tecnologia nova. O uso das novas fontes de energia é um caminho sem volta, a motorização por combustíveis fósseis vai acabar em algum momento. Esse movimento será muito mais rápido do que a maioria das pessoas acredita. Não há como escapar disso. A questão do meio ambiente e da sustentabilidade estará muito emvoga, ainda mais depois dessa pandemia, e empresas que não se preocuparem com isso terão vida curta. Falando sobre as fábricas em si, a uni- dade Planalto [emCaxias do Sul] fechou mesmo? Sim, o pessoal já foi todo transferido para a unidade da San Marino [também em Caxias do Sul]. Formaremos um grupo

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