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98 Outubro 2020 | AutoData O presidente da Volkswagen Cami - nhões e Ônibus, Roberto Cortes, elenca dez pontos positivos para acreditar em dias melhores para o mercado brasileiro de veículos comerciais pesados. E um negativo: a covid-19. “Temos esta incógnita incontrolável. Haverá um repique? A vacina chegará quando? Esse é, com certeza, o ano mais difícil de se projetar desde que começa- mos a, anualmente, fazer este exercício para a edição Perspectivas de AutoData.” O executivo, que, por ser integrante do board do Grupo Traton, uma empresa de capital aberto, não pode falar sobre núme- ros futuros, temuma certeza: 2021 não será pior do que foi 2020, mesmo diante desta variável negativa. Até porque as positivas são mais numerosas e até mais robustas. A começar pela própria projeção para o PIB em 2021. Após o tombo em 2020, provocado pela pandemia, todos as pro- jeções apontam para crescimento no ano que vem – e Cortes lembra que o desem - penho do mercado de caminhões está muito correlacionado com o da economia brasileira. “Todos os fundamentos da economia apontam para crescimento em 2021. Dois pontos se relacionam: a previsão de nova safra recorde, e o agronegócio vem, há anos, puxando o segmento de caminhões extrapesados, e o crescimento acima do Por André Barros Dez pontos positivos. E um negativo. Para o sempre otimista Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, só há uma certeza: 2021 não será pior do que 2020. PERSPECTIVAS 2021 » VWCO Divulgação/Hyundai
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