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99 AutoData | Outubro 2020 esperado em construção civil e entrega urbana. São setores que vêm comprando muitos caminhões.” O dólar alto, que colabora com as ex - portações, é outro ponto positivo: expor - tadores de commodities estão investindo em frota. E podem ter uma ajudinha do gover- no, que sinaliza investimentos em infraes- trutura – e este é o quinto ponto positivo apontado por Cortes. “O Brasil precisa disso e o caminhão estará presente nessas obras.” Do governo vem tambémo sexto ponto positivo: uma eventual prorrogação do auxílio emergencial, ou sua transformação em política pública mais longeva, contri- buiria para o aumento do consumo da população. Anecessidade de renovar frota, especialmente daqueles que seguraram as compras em 2016 e 2017 por causa da crise, foi apontada por Cortes como outro fator. Ao sétimo ponto, o da renovação, so- ma-se a abundância e facilidade no crédito neste momento: “As taxas baixas de juros incentivam os transportadores que, ao fazer a conta, percebem que o momento é propício”. O crescimento na locação de cami- nhões foi outro fator apresentado por Cortes. Ele lembrou a venda de 1 mil 350 ca- minhões VWCO para o GrupoVamos, em - presa dedicada à locação de caminhões da JSL: “É uma nova maneira de se renovar a frota sem precisar imobilizar tanto capital”. Por fim o décimo ponto positivo, con - siderado por Cortes o mais óbvio: “A frota brasileira está muito velha e desvalorizada. É preciso renová-la”. Embora não possa falar em números Cortes deu pistas com relação à sua visão para o mercado. Disse, por exemplo, que em 2020 as vendas de caminhões deverão ficar mais próximas do que projetou, durante a pan - demia, a Fenabrave, 82,9 mil unidades, queda de 18,6%, do que a Anfavea, 65 mil unidades, queda de 40%. Para 2021, se não andar de lado, cresce um pouco: “Só descarto ficar pior do que este ano”. Para a VWCO será um ano importante: a presença em todos os segmentos, com uma linha completa após a chegada dos extrapesados, pode fazer a empresa ga - nhar participação embora Cortes admita não ser este o principal objetivo: “Precisamos de lucratividade. O traba- lho será recuperar os preços defasados desde a crise de 2016”. E será ainda o ano da chegada dos elé- tricos e novas versões das famílias atuais e da nova, a Meteor. -5,05 5,25 2 1,99 3,5 5,47 2,5 3,5 Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia Perspectivas 2020 | 2021 “Todos os fundamentos da economia apontam para crescimento em 2021. Dois pontos se relacionam: nova safra recorde e o avanço acima do esperado em construção civil e entrega urbana.” Roberto Cortes, presidente da VWCO

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