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123 AutoData | Outubro 2020 123 Quando as empresas aderem ao projeto, os especialistas da Becomex fazem um pro­ fundo estudo em cada elo da cadeia automo­ tiva para analisar a matriz tributária e definir a melhor estratégia a ser adotada buscando a redução de custos, maximização do fluxo de caixa e monetização dos créditos tributá­ rios. “Nossa grande missão, neste momento, é demonstrar a cada fornecedor da cadeia automotiva que o BCC oferece vantagens fi­ nanceiras a todos indistintamente”. Esses ganhos financeiros mútuos podem, também, impactar em redução de preços de itens que alimentama cadeia automotiva, uma vez que muitas taxas podem ser recolhidas apenas no final do processo. “Com uma nova estratégia de preços é possível vender mais aumentando a fidelização de seu cliente e ser, naturalmente, mais competitivo no setor”, diz Paiva. De acordo com levantamento feito pela consultoria, cerca de 30% dos incentivos fiscais oferecidos pelo governo às indústrias não são, efetivamente, aproveitados. “Sóno ano passado o governo ofereceu isenções de quase 400 bi­ lhões de reais, mas, mesmo assim, mais de 100 bilhões de reais, que poderiam ser poupados, foram pagos em impostos. Esse recurso po­ deria ter sido investido em modernização, au­ mento de capacidade ou, ainda, emmaior fluxo de caixa”. A metodologia BCC consiste em se criar uma cultura positiva de colaboração entre todos os protagonistas da cadeia automo­ tiva, envolvendo montadoras e Tiers 1, 2, 3, 4 e, assim, sucessivamente. Com o apoio da Becomex é possível aplicar estratégias mais inteligentes, integradas e aderentes a cada elo desta cadeia, de modo que cada um contribui com todos, proporcionando, assim, maior eficiência tributária. Paiva completa: “Isso significa forte impacto no caixa das empresas pois nossa estratégia prioriza que os impostos sejam pagos ao final do proces­ so quando a montadora vender o carro para o consumidor final”. Por AutoData Empresarial

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