371-2020-10
14 Outubro 2020 | AutoData guindo aproveitar pela crise da pande- mia em outros países. Porém, eventu- almente, se eles se recuperarem, com exceção da Argentina, o câmbio pode sim ajudar a buscar outros mercados, e todas as montadoras estão tentando ob- ter umvolume adicional de exportações. Esse mesmo câmbio pode representar novos aumentos de preços no ano que vem? Se confirmado o aumento de custos que estamos enfrentando. O IGPM está em 18% sendo que o IPCAestá em 2%. É uma clara mensagem que o custo industrial está crescendo em uma proporção mui- to alta, e isso tem impacto em diversos componentes que a indústria compra, seja direta ou indiretamente, principal- mente o aço. O agronegócio está sendo o grande condutor da economia nestemomento, ajudando inclusive, mesmo que indi- retamente, o setor automotivo. Este é um segmento que temumdos menores índices de carga tributária. Não é um bom argumento para se usar durante a discussão da reforma tributária? Concordo plenamente. Existe um dese- quilíbrio da indústria com o agronegócio na tributação. Defendemos isso, criar um equilíbriomaior, vai ser uma briga grande no Congresso. Quanto mais nivelada for a carga tributária mais negócios serão alavancados. Em 2021 não haverá eleições. Isso aju- dará as reformas a serem realizadas? Tem que ser, ninguém aguenta mais. A reforma administrativa deveria vir pri- meiro para definir o tamanho do Estado e depois calibrar o tamanho da reforma tributária. O setor privado não aguenta mais pagar imposto para sustentar um Estado tão grande e inclusive ineficiente em algumas áreas. Não dá mais para adiar as reformas, os investidores lá fora estão olhando para nós comumpé atrás. As negociações envolvendo os prazos para entrada emvigor das novas normas de emissão acabarão por ficar para o ano que vem? E como ficaria o Rota 2030? Queremos que seja resolvido ainda este ano. Nossa prioridade ficou nas ques - tões de emissões e segurança. O Rota está mais ligado ao aspecto da eficiência energética, e ainda estamos discutindo como tratar esse tema. Comomanter o ânimo do setor automo- tivo quando caímos dessa forma bemno meiodeuma recuperação?Teremos pela frente uma espécie de recuperação da recuperação. Não é um desestímulo? Recuperação da recuperação é um bom retrato. Confesso que no meio da pandemia fiquei bastante preocupado, achando que as coisas poderiam ser muito piores ao fim desse ano. Mas a retomada ainda neste ano mostrou a força de toda a cadeia, todos buscando saídas, inclusive os sindicatos, e passa- mos por essa fase. Essa capacidade de se recuperar, de adaptar-se diante de um tombo desses sem nenhuma previ- sibilidade nem apoio direto do governo, é uma inspiração. Esta é uma indústria muito valorosa. “O IGPM está em 18% sendo que o IPCA está em 2%. É uma clara mensagem que o custo industrial está crescendo em uma proporção muito alta, e isso tem impacto em diversos componentes que a indústria compra.” FROM THE TOP » LUIZ CARLOS MORAES, ANFAVEA
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=