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30 Outubro 2020 | AutoData Desafios correntes “A pandemia trouxe a necessidade de acelerar o processo digital nas con- cessionárias, principalmente no início da crise, quando estiveram fechadas ao público. Esse fato trouxe oportunidades para criarmos outros canais de vendas e de pós-vendas a ser utilizados pelas concessionárias, de todos os segmen- tos e em todo o País. Este movimento já havia sido capturado pelo estudo feito pelo ICDP, International Car Distribution Programme, a pedido da Fenabrave, ainda em abril deste ano. Ele mostrou que seria imperativo investir na era digital. No entanto estamos observando mo- vimentos interessantes e que, na verdade, corroboramcomo que nossa Federação já previa. Em pesquisa feita junto aos nossos regionais, em abril, constatamos que 70% das vendas eram feitas remotamente e apenas 30% presenciais. Com a reaber- tura das concessionárias os porcentuais se inverteram: 70% das vendas passaram a ser presenciais e apenas 30% por meio de contatos remotos. Isso comprova que o brasileiro ainda prefere ir até a conces- sionária para fechar negócio, ainda que inicie o processo de pesquisa e compra pela internet. Mas, como mostrou o relatório espe- cial do ICDP, estamos cientes de que a era digital veio para ficar e assimpermanecerá, como mais um canal a ser explorado. Outra constatação, acelerada pela própria pandemia, é a de que as pesso- as continuam querendo ter seu próprio transporte, em detrimento do transporte coletivo. Prova disso é que crescem as vendas de veículos novos e, também, de usados. A concentração de grupos, as instala- ções mais enxutas para vendas e serviços permanecem como tendências e acredito que a maior parte das redes já esteja nesse movimento desde antes da crise de 2015. Na verdade, as concessionárias que já pas- saram por essa crise, que foi a mais longa que já tivemos, aprenderam a fazer a lição de casa, adotando gestões mais eficientes e se adaptando, rapidamente, a ummundo que está em constante transformação. Muitos imaginam que no futuro não haverá concessionárias. Mas a realidade mostra o contrário, assim como estudos, tanto do ICDP quanto da NADA, National Automobile Dealers Association, que re- alizou diversas pesquisas, nos Estados Unidos, comprovando a importância e a perenidade das mais de 16,5 mil conces- sionárias de automóveis e comerciais leves naquele país. As respostas dos clientes evidenciaram que até as novas gerações manifestam o desejo de adquirir seus pró- prios veículos, ainda que admitam, por vezes, adotar os serviços de compartilha- mento ou outros, como Uber etc. Em nossa avaliação, para as redes de concessionárias, haverá futuro garantido para a comercialização de todo e qualquer tipo de veículo, seja elétrico, híbrido, au- tônomo... não importa. Tambémna área de pós-vendas nosso setor será cada vez mais demandado, seja pelo volume crescente da frota circulante seja pelo desgaste dos veículos utilizados nos serviços de locação ou de transporte. Estaremos aqui para prover os melhores serviços e a reposição de peças essenciais para a manutenção desses veículos, com a capilaridade e competência que só uma rede de concessionárias estruturada pode oferecer.” PERSPECTIVAS 2021 » ALARICO ASSUMPÇÃO JR., FENABRAVE “Podemos dizer que as expectativas são de crescimento sobre 2020. Mas ainda haverá um longo caminho até chegarmos próximos aos resultados de 2019.”
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