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37 AutoData | Outubro 2020 Mas quero, mesmo, é chamar a sua atenção para reportagem publicada pela inglesa The Lancet, revista semanal so- bre medicina, no início de setembro, a respeito de um assunto que deveria nos importar cada vez mais, pois de absoluta importância para os negócios de forma geral, inclusive para a indústria de veículos: a demografia. Este trabalho, depois, foi reproduzido pelo site www.visualcapita- list.com com o título Pico da População Mundial, e descreve os surpreendentes resultados de pesquisa do IHME, Institute for Healt Metric and Evaluation, com sede emSeattle,Washington: omundo não terá os 10,9 bilhões de habitantes estimados pela ONU para 2100 e, ao contrário, viverá contração habitacional, para 8,8 bilhões. China e Índia são os maiores exemplos dessa contração: de 1,4 bilhão e 1 bilhão 380 milhões de habitantes de 2017 deve - rão ter, respectivamente, 732 milhões e 1 bilhão 90 milhões. De acordo com a pesquisa do IHME o pico na população mundial seria atingido em 2064, 9,7 bilhões, para, então, iniciar seu descenso. Mais de um quarto da população glo- bal, em 2100, deverá ter acima de 65 anos. Essas mudanças, realmente drásticas, são justificadas por movimentos migratórios, menores taxas de fertilidade em função de crescente escolaridade e maior aces- so a agentes anticoncepcionais e a altas expectativas de vida. Quem, digamos, entrevistou a tabela dos dez mais percebeu que quatro países, integrantes da África Subsaariana, deverão colher notáveis avanços populacionais: Nigéria, Etiópia, República Democrática do Congo e Tanzânia. A propósito a Ni- géria deverá ser o país mais densamente povoado, com 856,3 habitante/km2, com a Índia depois, com 331,6 hab/km2. E tam - bém percebeu que a população da China cairia quase pela metade, assim como a do Japão. Quemconsultou a tabela provavelmen- te procurava a posição do Brasil, que sairia dos 212 milhões de hoje para 165 milhões de habitantes daqui a oitenta anos, quase depois de amanhã. O que significa isso para o negócio de veículos no Brasil e na América Latina? A primeira coisa que vem à mente é que uma de nossas vantagens compe- titivas deixaria de existir, na forma do ta- manho de mercado como o conhecemos hoje. Isto significaria que as vendas teriam mais qualidade ou que nosso futuro passa mais pela porta dos tuc-tuc? Os dez países mais populosos Em bilhão de habitantes 2017 2100 China 1,40 0,732 Índia 1,38 1,090 Estados Unidos 0,325 0,336 Indonésia 0,258 0,229 Paquistão 0,214 0,248 Brasil 0,212 0,165 Nigéria 0,206 0,791 Bangladesh 0,157 0,081 Rússia 0,146 0,106 Japão 0,128 0,060 Etiópia 0,103 0,223 Egito 0,096 0,195 Congo 0,081 0,246 Tanzânia 0,054 0,186

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