371-2020-10

41 AutoData | Outubro 2020 mensais a partir de outubro na faixa de 200 mil unidades, suficientes para somar 600 mil unidades aos números a serem registra- dos em 2020, que até setembro somaram quase 1,4milhão. E 2021, acredita, será 300 mil unidades melhor do que 2020, ou seja, na faixa de 2,3milhões de unidades comer- cializadas no mercado interno. Antonio Filosa, COO da FCA Latam, é outro que caminha para entrar no ano que vemcom relativo otimismo. É que está em Vtyurina Aigul/Shutterstock fase final de construção fábrica demotores turbo de alta eficiência, e simultaneamente umnovo SUVcom a marca Fiat começará a ganhar espaço na linha de montagem. Mais do que volumes ou lançamentos, porém, a maior preocupação imediata é a rentabilidade, Zarlenga sintetiza: “Odesafio, agora, é manter todos os dias a operação relevante para a matriz”. Ajustes, éverdade, precisaramser feitos: “O plano de referência foi rasgado e fize - mos um inteiramente novo”, relata Marco Silva, presidente daNissan. “Precisamos nos reinventar, deixar de lado velhos conceitos e criar novos para administrar o negócio”. Duas decisões foram particularmente difíceis nesta fase: o fechamento do terceiro turno coma demissão de 398 trabalhadores na fábrica de Resende, RJ, e o fim da vida útil do compacto March no Brasil. No caso da Renault o ajuste se deu por meio de preservação do caixa e aconteceu de maneira simultânea a greve de 21 dias na fábrica de Curitiba, PR. Aparticipação no mercado naturalmente caiumas a planilha emdestaque no computador do presidente da empresa, Ricardo Gondo, é outra: jus- tamente a da rentabilidade. A Ford é outra empresa com foco bem fechado na rentabilidade. Bomexemplo foi o afastamento da empresa de alguns ne- gócios devendas de frotistas commargens muito baixas, observa seu presidente, Lyle Waters: “Volume é importante mas ainda mais importante é a escolha de onde se quer jogar”. Em seu último balanço financeiro, re - ferente ao segundo trimestre de 2020, a Ford América do Sul reportou seu terceiro trimestre consecutivo de redução de pre- juízo – mantido, inclusive, no períodomais crítico da pandemia: “Estamosmelhorando ano a ano”. A Caoa Chery, de seu lado, optou por fazer crescer seu portfólio emplena pande- mia comdois importantes lançamentos, diz Mauro Correia, CEOdo grupo Caoa: “Toma- mos as ações necessárias para preservar o caixa, mas não deixamos de acreditar no mercado”. Para resolver o problema do fluxo de

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=