371-2020-10
51 AutoData | Outubro 2020 em contratos, só estão garantidos para o ano que vem investimentos estritamente necessários ou de retornos rápidos. Também não ajuda a convencer ma- trizes a colocar dinheiro no Brasil a pos- sibilidade de adiamento, pedido pelas montadoras ao governo, de normas de segurança e emissões, algo que introdu- ziu no horizonte dos fornecedores o risco de investimentos feitos nessas linhas não se pagarem dentro dos prazos previstos. “Omundo parou e está tentando voltar. Só que ninguém sabe como fazer a roda girar em ambiente de altos riscos, não só na economia e na mobilidade mas, tam- bém, na saúde e na educação”, observa Besaliel Botelho, presidente da Bosch, com o que resume à perfeição o senti- Divulgação/Volvo mento de boa parte dos executivos da cadeia de suprimentos automotivos. “Es- sas incertezas sobre como a roda girará dificultamqualquer prognóstico para 2021.” Em geral dirigentes de grupos siste- mistas informam que estão com seus par- ques ajustados caso o mercado, de fato, confirme o que se espera dele para o ano que vem. A reversão demedidas adotadas desde abril na força de trabalho, como o afastamento temporário de empregados, está sendo planejada commuita cautela, devendo acontecer gradualmente à me- dida que a demanda voltar. Aomesmo tempo os protocolos de se- gurança seguirão impedindo os esquemas de produção praticados antes da chegada da covid-19. Linhas que funcionavam em
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=