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59 AutoData | Outubro 2020 nho já se dissipou bastante, ainda que a visualização à frente esteja levemente prejudicada e os contornos da estrada não estejam exatamente claros. Mas o comportamento do mercado em agosto e principalmente setembro, melhor mês do ano com 200 mil unidades licenciadas, sinaliza um norte menos sombrio do que parecia antes. Mais importante ainda é a média diária alcançada em setembro, 9,9 mil unidades, a segunda melhor do ano, atrás somen- te de fevereiro com 11,2 mil, e disparada a melhor do período pós-pandemia ao menos por enquanto, ultrapassando com folga as 8,7mil de agosto. Em 2019 amédia para o ano todo foi de 11 mil unidades. Para se estabelecer quanto poderá ser o mercado no ano que vem, por óbvio, primeiro é necessário saber quanto o será neste ano. Aqui há uma razoável tenaci- dade, mas pelo cenário de pandemia o intervalo da mais pessimista para a mais otimista é bastante elástico, na faixa de 200 mil unidades – ou seja, um setembro inteiro, volume muito significativo. De todo modo não se espera mercado interno total em 2020 menor do que 1,8 milhão de unidades. A aposta nessa faixa vemde executivos de Caoa Chery e Nissan e vai cautelosamente navegando até 1,9 milhão, commaior ou menor intensidade, na visão de FCA, Ford, Hyundai, PSA, Re- nault e tambémda Anfavea. AGM acredita emum tanto a mais, um 2020 de 2 milhões de unidades, baseada na simples lógica de que outubro, novembro e dezembro pelo menos repetirão setembro, somando 600 mil unidades ao 1,4 milhão já realizado nos nove primeiros meses do ano. Mas está sozinha nessa. De qualquer forma essa base serve bem para tentar, ao menos, desenhar um possível cenário para 2021. O que é quase um uníssono é a expectativa de crescimento, vez que a base de 2020 será baixa pelo fraquíssimo segundo trimestre, quando a pandemia começou por aqui. Aqui aquela diferença de 200 mil uni- dades da projeção menor para a maior se repete nas estimativas para 2021 das fabricantes. Amais comedida é a Renault, que acredita em ano de 2 milhões 250 mil unidades. A FCA prefere usar ela mesma um intervalo, que vai de 2,2 milhões a 2,3 milhões. Hyundai, Nissan e GM acreditam em 2,3 milhões e a Caoa Chery arrisca 2,4 milhões. Ford e PSA preferem falar em índice: a primeira crê em alta de 25% e a segunda de 20% a 25%. Licenciamento mensal - Autoveículos Em mil unidades 2019 2020 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set 200 199 209 232 245 223 244 243 235 193 201 164 56 62 133 174 183 208
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