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5 » EDITORIAL AutoData | Outubro 2020 Por Marcos Rozen, editor E nquanto a equipe de AutoData produzia esta edição espe- cial de aniversário, a tradicional Perspectivas, a Câmara dos Deputados aprovou as emendas do Senado ao projeto de lei 3 267/19, que altera o CTB, Código de Trânsito Brasileiro. Uma das maiores mudanças é o aumento, para 40, do limite de pon- tos para que o motorista tenha seu direito de dirigir suspenso, ainda que tenha sido criado um escalonamento de acordo com a gravidade das infrações. É certamente válida lembrança de 2011, quando o hoje presi- dente da República ainda era um deputado federal e apresentou a mesma proposta à Câmara, na época arquivada. Ali, em sua justificativa para elevar o número de pontos, afirmou acreditar “ser mais justo e lógico, até no interesse do Estado, quemanteria a sua saga em arrecadar recursos” e que “assim, fica combinado: eles multam à vontade mas não tiram a CNH dos cidadãos de bem”. O tal cidadão de bem, é óbvio, agora se sentirá livre e satisfeito para receber mais multas e, portanto, aumentar a arrecadação do Estado, fazendo com que essa gloriosa máquina de gerar impostos, tributos e taxas que é um automóvel renda ainda mais para os cofres públicos. Não custa perceber que esta é a única medida realizada até agora pelo atual governo federal no que diz algum respeito ao setor automotivo, ainda que neste caso somente do ponto de vista da utilização de seus produtos. Pedidos da indústria como ajuste do Reintegra, devolução de créditos tributários e/ou seu uso como garantia foram solenemente ignorados, pelo menos até o momento. Ficou claro, até agora, que o setor automotivo brasileiro tem apenas suas próprias pernas, ou rodas, para buscar a retomada da retomada: primeiro voltar ao volume pré-pandemia de 2019 e depois disso retomar os esforços em busca dos melhores volumes históricos de 2012 e 2013. O ano que vem representa o primeiro degrau – mas, atenção: essa longa escada não tem corrimão. E muito menos guarda-corpo. Direção Geral Leandro Alves Conselho Editorial Isidore Nahoum, Márcio Stéfani, S Stéfani, Vicente Alessi, filho Redação Marcos Rozen, editor Colaboraram nesta edição André Barros, Bruno de Oliveira, Caio Bednarski, Eduardo Laguna, Marcos Rozen Projeto gráfico/arte Romeu Bassi Neto Fotografia DR e divulgação Capa Vtyurina Aigul/Shutterstock.com Comercial e publicidade tel. PABX 11 3202 2727: André Martins, Guilherme Christians, Luiz Giadas; Luciana Di Biasio, assistente de marketing Assinaturas/atendimento ao cliente tel. PABX 11 3202 2727 Departamento administrativo e financeiro Isidore Nahoum, conselheiro, Thelma Melkunas, Hidelbrando C de Oliveira, Vanessa Vianna ISN 1415-7756 AutoData é publicação da AutoData Editora e Eventos Ltda., Av. Guido Caloi, 1000, 4º andar, sala 431, bloco 5, 05802-140, Jardim São Luís, São Paulo, SP, Brasil. É proibida a reprodução sem prévia autorização mas permitida a citação desde que identificada a fonte. Jornalista responsável Leandro Alves, MTB 30 411/SP autodata.com.br AutoDataEditora autodata-editora @autodataeditora Indústria da multa, a única que cresce

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