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68 Outubro 2020 | AutoData momento vê que seus planos começam a tomar forma: “Tenho acompanhado os trabalhos dos dois SUVs da Fiat e posso di- zer que estou bastante entusiasmado com o que vamos oferecer. Também estamos indo muito bem com o desenvolvimento do novo SUV da Jeep, que terá novas tec- nologias de conectividade e powertrain. Era um projeto Latam que virou global. Então outras equipes da FCAnomundo também estão contribuindo para esse veículo que será feito aqui”. A programação original previa que em 2024, quando termina o atual ciclo de in- vestimento, Fiat e Jeep estivessem com o portfólio totalmente renovado. Inclusive com modelos elétricos importados, parte dessa ofensiva da FCA na região. Mas a pandemia estendeu esse prazo: “Tivemos um efeito na logística global com forne- cedores na China e na Europa que já nos fez perder seis meses. Assim, tudo estará pronto em 2025”. Para Filosa o pior já passou e omomen - to é de avalição dos motivos que levarão, ou não, a uma recuperação do mercado capaz de sustentar as operações da ca- deia automotiva daqui por diante. Ele não acredita que em 2020 o mercado possa chegar a 2milhões de unidades vendidas e as razões para isso estãomuito ligadas aos preços dos produtos, bastante influencia - dos pelo câmbio: “O dólar principalmente, mas outros fatores, como os impactos da pandemia na economia, geraramuma crise de confiança. A demanda poderia estar mais aquecida, mas os preços fazem o consumidor recuar neste momento”. Em 2021 omercado será “muuuitome- lhor”, nas palavras de Filosa, mas ainda abaixo de 2019: “Passaremos de 2 milhões. Talvez 2,2 milhões, 2,3 milhões, precisaremos acom- panhar mês a mês. Mas o volume só reto - mará a normalidade, ou seja, ao ritmo de 2019, em 2023”. Se os números projetados não se rea - lizarem haverá necessariamente um ajus - te da força de trabalho em toda a cadeia automotiva, afirma: “A indústria está hiper - capacitada para a demanda que temos na região. Se o mercado brasileiro, prin- cipalmente, não reagir de maneira rápida, teremos, como indústria, que pensar na diminuição da força de trabalho”. O processo de fusão da FCA com o Grupo PSA, que formará a Stellantis, se - gue seu curso. Isso é tudo que pode ser dito oficialmente, mas Filosa destaca que não enxerga grandes mudanças na sua estrutura nos próximos anos: “Nós somos diferentes das outras empresas por cau- sa da Stellantis. Acredito que nossa força laboral não terá alterações nos primeiros anos dessa grande empresa. 2021 será o ano da vacina e o ano da Stellantis”. “Para mim 2021 é o ano da vacina, não quero nem pensar em esperar mais. É o ano da vacina e o ano da Stellantis” Antonio Filosa, COO da FCA Latam 1 930 1 880 265 434 425,5 51,3 -5,3 5,3 2 1,7 2 378 2 300 350 547,8 490,9 64,5 3,5 5 3 3,1 Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia Perspectivas 2020 | 2021 PERSPECTIVAS 2021 » FCA
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