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71 AutoData | Outubro 2020 empresas teremproblemas ao perseguir só volume. Isso é importante, mas ainda mais importante é a escolha de onde você quer jogar. É necessário ser seletivo, saber onde podemos ter margem. E isso é saudável para manter viável o negócio”. Watters demonstra preocupação com relação ao futuro do negócio dentro do contexto atual do Brasil. Embora aposte na retomada das vendas, com algo em torno de 1,9milhão a 2milhões de unidades ven- didas em 2020 e um crescimento de 25% em2021 – caso a pandemia seja controlada, sem novos períodos de restrição –, o exe- cutivo aponta o dedo para a alta ociosidade com a qual a indústria brasileira terá que conviver nos próximos meses. “As fábricas estão operando com 40% da capacidade, o que não é bom para os negócios. Pode levarmais dois ou três anos para recuperarmos totalmente os níveis de indústria comque convivemos emumpas- sado recente. Acredito ser um problema, porque leva a preços mais baixos.” Ao mesmo tempo, segue Watters, há enorme pressão sobre as matérias-primas e os componentes importados por cau- sa do dólar valorizado, o que joga na in - dústria uma necessidade de repasse de preços que pode não ser bem encarada pelo mercado. Aliado às deficiências de infraestrutura e às altas taxas de juros – o executivo admite não ter visto emnenhum “Nós nos afastamos de alguns negócios de vendas a frotistas com margens baixas. Dessa forma dissemos não para algumas grandes locadoras.” Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul outro lugar do mundo spreads tão alar- gados como os praticados pelo sistema bancário brasileiro –, já conhecidas do País, o trabalho das montadoras se torna ainda mais complicado. “E há mais um ponto: a indústria auto- motiva recebe do Exterior deUS$ 11 bilhões a US$ 14 bilhões por ano, commuito pou - co saindo na forma de dividendos. Uma enorme quantidade de entradas apenas para manter o fluxo de caixa do negócio na região e continuar a investir. Isso não é sustentável. A indústria precisa passar por algumas mudanças estruturais.” Watters aponta como solução exportar, e não apenas para países vizinhos: “OBrasil não é um país exportador: faz negócios dentro da América do Sul. Eu adoraria ver nossa capacidade de exportar fora da re- gião, mas os custos e os impostos não per- mitemao Brasil ser competitivo o suficiente”. Watters aponta que cabe também ao governo fazer sua parte, reduzindo a carga tributária e a burocracia: “A reforma tribu- tária é muito importante, desde que não aumente a carga, e a simplificação pode ajudar muito. Precisamos de um sistema que não leve a maiores taxas de litígio, e muito do que fazemos é litigado pelas au- toridades. Isso tem que parar, não ajuda a confiança das empresas. A simplificação poderá ser uma ação muito positiva se o governo seguir em frente com isso”. -28% a -30% -5 5,25 2 2 25% 3,5 5 2,5 3 Produção Vendas Exportação* Produção Vendas Exportação* PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades)** Macroeconomia Perspectivas 2020 | 2021
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