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76 Outubro 2020 | AutoData automotivo o valor ajuda a movimentar a economia, no entender do executivo, que acrescenta ser necessário o governo fazer com que a economia ande, agora, com suas próprias pernas. “Não sabemos ainda se haverá inves- timento em infraestrutura, algo para in- centivar o emprego. Porque é isso que o Brasil precisa: emprego.” A questão cambial é outro foco de atenção do presidente da Honda, que no ano passado já havia relatado possibilida - de de inflação gerada a partir da subida do dólar. “Achei que as reservas poderiam segurar umpoucomais a moeda, mas não foi o que aconteceu. No começo do ano o dólar estava em R$ 4,10, agora supera os R$ 5. É um aumento de 35% no custo não só da indústria, mas de toda a população.” Mizoguchi admitiu, porém, que as ven- das de veículos deverão ser ao menos um pouco superiores às deste ano em 2021. E lembrou que a companhia, assim como suas competidoras, tem um desafio importante para o ano que vem: “Precisamos fazer grandes investimen - tos para a próxima fase do Proconve, a L7, que entra em vigor em janeiro de 2022. Estamos nos preparando para adequar nossos produtos e processos das fábri- cas à nova legislação, mas vamos preci- sar correr. A covid-19 atrasou um pouco o desenvolvimento, pois foi preciso, por exemplo, fechar nossos centros de pes- quisa no Japão. Será uma corrida contra o tempo para que não atrase”. A produção da Honda acompanhará o desempenho do mercado. Esperem, portanto, queda de 30% neste ano – até porque Itirapina, SP, que produz Fit, WR-V e HR-V, e Sumaré, SP, de onde saem City, Fit e Civic, ficarammais de cem dias sem produzir este ano por causa da pandemia e depois para ajustar os estoques à nova demanda. Em 2021 a expectativa é “um pouco melhor do que 2020”. As exportações caírammais da metade e a tendência é permanecer em níveis baixos, por uma razão: a Honda do Brasil deixou de exportar para a Argentina em maio, quando a fábrica argentina parou de produzir automóveis. Sem intercâmbio de lá para cá, a Honda não tem como atender o flex e precisa pagar imposto de impor - tação, o que torna mais atrativo importar modelos de outros países. PERSPECTIVAS 2021 » HONDA -30% -30% Um pouco melhor Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia Perspectivas 2020 | 2021 “Não sabemos ainda se haverá investimento em infraestrutura, algo para incentivar o emprego. Porque é isso que o Brasil precisa: emprego” Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America
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