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79 AutoData | Outubro 2020 Hyundai entende que o mercado interno está muito apoiado nas vendas corporati- vas, principalmente para locadoras. Exa- tamente no período em que as locadoras pararam de comprar, em abril, maio e ju - nho, as projeções das montadoras davam conta de um tombo de 40% do mercado total. O efeito das locadoras na ociosidade das fábricas assustou as empresas. Mas, ao mesmo tempo, possibilitou que os ne- gócios tivessem um direcionamento um pouco diferente, por causa das margens mais elevadas nas pouquíssimas vendas realizadas para pessoas físicas. “A queda das vendas para pessoas físicas foi menor do que as vendas cor- porativas. Quando a locadora para de comprar a Hyundai se destaca. Éramos a sétima em vendas e agora estamos em quarto lugar.” A Hyundai reduziu a participação em negócios com as locadoras para 12%, en - quanto, segundo os seus cálculos, 33% das vendas totais estão apoiadas nessa modalidade: “Locadora e pessoa jurídica sustentarão o mercado. Isso só mudará quando o desemprego cair”. A guerra de preços patrocinada pelas locadoras – que fazem leilões com as montadoras em busca do menor custo para comprar grandes volumes de car- ros – e o desemprego são os principais entraves para um desenvolvimento mais “A queda das vendas para pessoas físicas foi menor do que as vendas corporativas. Quando a locadora para de comprar a Hyundai se destaca. Éramos a sétima em vendas e agora estamos em quarto lugar.” Angel Martinez, VP de vendas, pós- vendas, marketing, relações públicas e logística da Hyundai sadio da indústria automotiva. Outro pro- blemão, para a Hyundai, é o câmbio, cuja desvalorização de mais de 30% do real, traz grande impacto nos custos de pro- dução: “Ninguém poderia imaginar o que estamos passando agora. Mas, ao mesmo tempo que muita coisa mudou, pouco mudou. Temos os mesmo problemas para resolver e com um desafio adicional com a piora da cotação”. O executivo conta que está na cultura da empresa coreana enxergar oportuni- dades de crescimento emmercados em retração. Manter a agilidade logística, os padrões de qualidade e de produtividade em Piracicaba, além desse olhar de águia nas vendas de seus modelos, são pontos importantes da sua estratégia. Com seus planos de lançamentos mantidos, inclusive um novo serviço de mobilidade ainda em 2020, a expectativa para 2021 é a melhor possível. A Hyundai acredita que o agronegócio levará o PIB a subir a 4,4%: “Nunca tivemos commodities vendidas pelos próximos três anos. Isso ajudará muito a economia”. Outra ajudinha sonhada por Martinez: uma simplificação da carga tributária que desonere automóveis e seja capaz de induzir o consumidor a ir às compras de produtos com preços um pouco meno- res: “Se as vendas aumentam o governo também se beneficia”. 1 912 1 890 283 149,7 152 4 -6,4 4,95 2 1,5 2 398 2 325 349 172,1 166,8 5,3 4,4 4,5 2 2,7 Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades)** Macroeconomia Perspectivas 2020 | 2021

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