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81 AutoData | Outubro 2020 na base do mercado é a projeção para os próximos anos. Silva acredita que a recu - peração da economia brasileira será emK, ou seja, a porçãomais endinheirada voltará a crescer rápido e osmais pobres passarão por umperíodomaior de dificuldades. Ha - verá demanda pormodelos urbanos, como o Kicks, e do agronegócio, caso da Frontier. “A economia não parará pois existe um motor por trás dela. Uma parte ainda sofrerá bastante mas alguns segmentos registrarão impacto menor, até venderão mais. Então aquele volume do hatch B será compensado pelo sedã C, ou pelo SUVB. Nossa bola de cristal indica esse sentido, então tomamos a decisão de racionalizar a capacidade da fábrica.” Resende abastecerá principalmente o mercado interno. As exportações, que vinham crescendo, reduziramem 50% em 2020 e deverão se manter na casa das 8 “O plano de referência foi rasgado e fizemos um novo. Precisamos nos reinventar, deixar de lado velhos conceitos e criar novos para administrar o negócio.” Marco Silva, presidente da Nissan mil unidades tambémem2021. Oque pode mudar por causa do dólar, na casa dos R$ 5: “O câmbio nesse patamar deixa nosso produto mais competitivo. Estamos, junto com a matriz, buscando abrir espaço em outrosmercados, especialmente nas amé- ricas do Sul e Central”. Marco Silva acredita que as vendas domésticas fecharão 2020 na casa de 1,8 milhão de unidades, 1 milhão abaixo da projeção original, feita antes da pandemia. Para 2021 a expectativa émercado brasileiro de 2,3 milhões de veículos e retornar ao patamar de 2019, 2,6 milhões, já em 2022. Essas projeções servem como argu - mento para justificar novos investimentos na região. No ano que vema Nissan come- ça a produzir emResende a nova geração do Kicks, que demandou US$ 40 milhões – que não foram anunciados como um ci- clomas compuseram aporte na operação local. Recentemente foram anunciados outros US$ 130milhões naArgentina, para expandir a produção da picape Frontier. “O próximo ciclo de investimentos é nosso. Estamos trabalhando bastante e espero trazer boas novidades nos próximosmeses.” Outro trabalho, este com a parceira da Aliança, a Renault, é o de localização de peças. A ideia, segundo Silva, é construir umplano integrado de curto emédio prazo: “Os fornecedores também sofrem com o dólar alto”. 1 915 1 800 284 52 62 8 -7 5,20 2 2 2 300 65 78 8 3,5 5 2,5 3 Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia Perspectivas 2020 | 2021
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