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86 Outubro 2020 | AutoData D esde 2010 a Renault, ano a ano, registrou desempenho superior à média do mercado, celebrou ga- nhos de participação e escalou de- graus no ranking brasileiro de automóveis e comerciais leves. O ápice foi em 2019, quando fechou o ano com 9% das ven- das e foi a quarta marca mais vendida no mercado nacional, com 239,2 mil unidades licenciadas. Ao fim de 2009 ocupara a quinta posi - ção, com 117,5 mil emplacamentos e 3,9% das vendas. Esta série de desempenhos superiores aos do mercado deverá se encerrar neste 2020, admite o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo. Não apenas pela pandemia: uma greve demais de vinte dias em São José dos Pinhais, PR, prejudicou o abastecimento da rede e provocou re- flexos nos resultados – no acumulado até agosto ficou na sétima posição do merca - do, com 7,1% de participação e queda de 48,4% nas vendas, diante de ummercado com recuo de 35,8% com relação aos oito primeiros meses de 2019. Agreve, porém, contribuiu para trilhar o caminho da Renault nos próximos anos. A planilha em destaque no computador de Gondo agora é outra: a da rentabilidade: “O ambiente de negócios mudoumuito com a covid-19. Nosso foco não é perder menos mercado, mas perder menos di- Por André Barros Troca de planilha Após consecutivos anos de ganho de participação a Renault passará por 2020 com queda superior à do mercado – mas o foco, agora, é a rentabilidade. PERSPECTIVAS 2021 » RENAULT Divulgação/Renault
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