371-2020-10
87 AutoData | Outubro 2020 nheiro, preservar nosso caixa. Participação é só um dos indicadores”. Um acordo com o Sindicato dos Meta- lúrgicos de Curitiba e Região, após meses de discussão que envolveu alémda greve demissões e readmissões de 747 trabalha- dores – o equivalente à força de trabalho do terceiro turno – garantiu previsibilidade para a operação Renault no Paraná até 2023. Foi aberto um PDV, o excedente do quadro colocado em lay off, os reajustes e PLR estão definidos para os próximos anos e há a promessa de umnovo produto para a fábrica. Sobre investimentos, porém, Gondo disse não haver ainda martelo batido: “Um novo CEO assumiu a companhia recen- temente e estamos fazendo uma revisão completa de nosso plano de negócios. E omomento também não é omais propício para ficar negociando novos investimen - tos”. Com relação ao mercado total a visão da Renault é de 1 milhão 880 mil unida- des em 2020, recuo de 30% com relação ao resultado do ano passado. Recupera um pouco em 2021: 2 milhões 250 mil ve- ículos novos vendidos, alta de 33%, com um ritmo mais forte de crescimento no primeiro semestre, que se compara a uma base mais baixa – mas ainda muito aquém das 2,6 milhões unidades comercializadas em 2019. “O ambiente de negócios mudou muito com a covid-19. Nosso foco não é perder menos mercado, mas perder menos dinheiro, preservar nosso caixa. Participação é só um dos indicadores.” Ricardo Gondo, presidente da Renault Gondo acredita também na recupe- ração das vendas diretas, modalidade de comercialização na qual a Renault tem uma presença importante. Ele projeta um retorno aomesmo nível de 2019, após, este ano, locadoras e frotistas terem reduzido as compras. O cenário projetado tem como base o crescimento de 3,6% no PIB brasileiro no ano que vem, após um tombo de 6% em 2020. E o mais importante: prevendo a chegada da vacina para a covid-19 no primeiro trimestre. Mas não é só para as vendas tradicio - nais, o varejo, que a Renault olha. O car - ro como serviço é um dos modelos de negócio que a empresa estuda aqui no Brasil – e toca uma série de projetos-piloto. E não só nos elétricos, como qual man - tém projetos de carsharing em São Paulo, Paraná, Distrito Federal e até Fernando de Noronha: com apoio do Banco Renault lançou, há alguns meses, o Loopster, pla - taforma digital de assinatura mensal de veículos. Oferece planos de R$ 970 mensais, com o Kwid e todos os impostos e se - guros inclusos na parcela, a até R$ 2 mil, para o Duster mais completo. Gondo disse tratar-se, ainda, de um projeto pequeno, mas já indica que a Renault enxerga que, no futuro, não bastará apenas produzir e vender carros. 1 880 186 127 60 -6 5,19 2 1,6 2 250 229 162 72 3,6 5 2,5 3 Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia Perspectivas 2020 | 2021
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=