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89 AutoData | Outubro 2020 de junho, começo de julho, com o retorno da produção, o mercado retomou e acho que seguiremos nesse nível de setembro, de 10% a 15% abaixo do ano passado, nos próximos meses”. Schmidt disse que aVolkswagen traba- lha com perspectivas semelhantes às da Anfavea para este ano: vendas de 1 milhão 828mil automóveis e comerciais leves, 31% abaixo de 2019. E para 2021 umcrescimento de 10% a 20% sobre esse volume: “Sem dúvida será melhor que 2020. Acredito nos dois dígitos de crescimento, mas deixo essa lacuna grande na porcen- tagem da recuperação, sem cravar um número, por causa das incertezas, espe- cialmente relacionadas à pandemia. Os casos estão voltando na Europa, obrigando a medidas de fechamento e não sabemos como será por aqui”. Ovice-presidente daVolkswagen acre- dita que o pior da pandemia no Brasil já tenha passado, mas mantém a cautela. Acrescentou que é fundamental a recupe- ração dos empregos no País, assim como o avanço das reformas no Congresso. Apesar de todas as dificuldades impos - tas, segundo Schmidt, a pandemia colabo- rou de certa forma para a aceleração de um processo que a Volkswagen já tinha estabelecido como um dos prioritários: a digitalização das vendas e do negócio como um todo. OVP daVWdisse que não “Sem dúvida será melhor que 2020. Acredito em dois dígitos de crescimento, mas ainda há incertezas relacionadas à pandemia.” Gustavo Schmidt, VP de vendas e marketing da Volkswagen estará satisfeito até que todo o processo seja conduzido em um smartphone. “Claro que a venda física não vai acabar: as duas conviverão. Mas nós acreditamos que a digitalização tem e terá cada vez mais importância dentro do processo de compra de um automóvel.” O executivo espera ter no ano que vem 100% da rede adequada às ferramentas digitais, como o DDX. Também a partir de 2021 começa o processo de atualização da identidade da rede, adotando o novo logotipo 2D. “Era algo previsto para este ano, mas postergamos por causa da situação.” Com relação às fábricas o executivo re- forçou a importância do processo de reade- quação do quadro de trabalhadores diante da ociosidade. Embora aVWsiga buscando novos mercados de exportação para seus modelos a dependência ainda grande da Argentina para as vendas externas não faz o executivo acreditar emgrandes saltos no ano que vem. “O câmbio colabora para as exportações, que acredito serão maiores do que em2020, mas nada que exija níveis elevados de produção.” Segundo o executivo a produção bra- sileira de veículos deverá acompanhar o ritmo do mercado brasileiro, de 10% a 20% superior à deste ano, 1,8 milhão de unida- des, de novo alinhado com as estimativas da Anfavea. Mas com a Volkswagen cres- cendo um pouco mais do que a média. 3.6 5,47 3,55 2,67 Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia Perspectivas 2020 | 2021
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