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91 AutoData | Outubro 2020 Caminhões Ônibus -15,4 % -18 % -34,4 % -33 % Janeiro a setembro Janeiro a dezembro* Janeiro a setembro Janeiro a dezembro* mia apontam para crescimento em 2021”. Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo, conta que “é muito difícil analisar como será o mercado no ano que vem. Todas as empresas no mun- do estão olhando a perspectiva de curto prazo e não é diferente aqui. Trabalhamos com o horizonte de apenas três meses”. Mas entende que a baixa deste ano nos caminhões neste ano não pode ser con- siderada catastrófica e vê os próximos meses de maneira ligeiramente otimista. Por seus lados Iveco e DAF não têm exatamente do que reclamar, ambas sur- fando em boa onda com lançamentos mantidos apesar da pandemia: a primeira com a nova geração do Daily, se aprovei- tando da ausência da Ford e do impulso do e-commerce nos leves, e a segunda com o novo XF nos pesados. Ricardo Barion, diretor comercial da Iveco para a América do Sul, considera: “Ainda não sabemos se o mercado cresce ou se mantém em 2021, mas acredito que não será um ano de queda”. E na Mercedes-Benz o novo presidente Karl Deppen ainda observa os movimen- tos e entende o ano que vem como uma grande interrogação, ainda que espere por vendas de caminhões melhores na comparação com 2020, “sobretudo para frotistas que atendem ao agronegócio, que é um setor que está se beneficiando do câmbio valorizado”. Mercado interno de caminhões e ônibus Em mil unidades/*Projeção 2019 2020 15,2 10 20,9 13,5 83,5 101,3 62,8 74,3
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