371-2020-10

93 AutoData | Outubro 2020 produto novo no segmento que mais atende ao agronegócio.” A nova geração do XF é vista pela companhia como a grande cartada para buscar posições mais altas no ranking de vendas, no qual Scania, Volvo e Mer- cedes-Benz historicamente são cativas. Se, antes, na busca por melhores posições no ranking dos mais vendidos pesava o fato de o caminhão pesado DAF ter uma cabine obsoleta na compara- ção com as dos demais competidores, acredita-se que, agora, o item tenha sido riscado da lista. Jogava contra, também, o tamanho da rede de concessionários, pois a DAF, concorrente com operação mais nova do que as demais, contava com reduzida capilaridade. Deverá ser algo superado a partir do ano que vem: até o fim do ano a compa - nhia pretende atingir 44 pontos no País, com a possibilidade de, em 2021, a de- pender da evolução do mercado, seguir emexpansão: “Estamos conversando com uma série de grupos interessados”. Em setembro, segundo dados da Fenabrave, a empresa detinha fatia de mercado de 4,7%, o que lhe deu a sexta colocação. A líder M-B ficou com 33,4%. No entanto, quando a analisada a lista de emplacamentos dentro do segmento no qual a empresa compete, o pesado da DAF foi o segundo mais vendido no acumulado do ano até setembro, com 2,7 mil unidades, e superado em volume apenas pelo Volvo FH 540. “Podemos dizer que nosso principal desafio no ano que vem será o comporta - mento do consumidor diante de incerte- zas naturais de um período marcado por uma crise. Por outro lado, se olharmos para como ele está se comportado agora, é possível acreditar que o mercado de- mandará mais caminhões no segmento em que atuamos.” O câmbio favorável aos negócios no mercado externo se mostra atraente à montadora que, por ora, atende apenas ao mercado interno com os modelos pro- duzidos no Paraná: os DAF que desem- barcam nos demais países da América La- tina são produzidos em outras unidades. “Está nos planos iniciar um processo de exportação com baixos volumes nos próximos anos”. O dólar valorizado ante o real hoje tam- bém é considerado pela empresa como um ponto de atenção: o XF tem quase metade do seu conteúdo produzido no Exterior, o que, reconhece LanceWalters, exerce pressão nas planilhas: “Há a ex - pectativa de elevar o índice de conteúdo nacional em 10%, mas isso depende de como desenvolveremos os fornecedores locais”. -4,7 5,4 3,1 1,83 + 30% 3,2 5,4 3,1 3,24 Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia Perspectivas 2020 | 2021 “Com uma maior produção agrícola cresce também a demanda por caminhões, e assim podemos acreditar que, sim, é possível aumentar as vendas em 2021.” Lance Walters, presidente da DAF

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=