371-2020-10

95 AutoData | Outubro 2020 necessidade dos caminhões que estavam sendo produzidos nos piores meses da pandemia como aceleraram as vendas: “Temos toda a produção de veículos para atividade agrícola vendida até dezembro. Esse volume representa 40% dos modelos semipesados e pesados da nossa pro- dução”. O crescimento da demanda por veí- culos com capacidade até 3,5 toneladas para entregas de curtas distâncias, poten- cializado pela pandemia, também ajudou o principal produto da Iveco, o novíssimo Daily, lançado em março. Para Barion as condições oferecidas no financiamento, como o pagamento da primeira parce- la após seis meses da compra, também atraiu o cliente: “Ganhamos participação nesse segmento”. Outros caminhões que movimentam a produção emSete Lagoas são os modelos de 9 a 11 toneladas, também utilizados pelo setor de alimentos, entregas urbanas e e-commerce. E os 24 toneladas para transporte rodoviário que, segundo Barion, “parou mas retomou com força total no segundo semestre. Foi um crescimento em V”. Com a migração de alguns grupos de concessionários antes ligados à Ford Caminhões a expansão da rede Iveco de - monstra que há oportunidades de negó- cios em diversas regiões do País. Em 2020 serão nomeados quinze novos conces- sionários e até dezembro estão previstos os últimos quatro novos pontos de venda. Assim a produção, este ano, repetirá o resultado de 2019. Mas no ano que vem a situação pode complicar, por causa do brutal impacto do câmbio: “O que pode li- mitar o crescimento domercado é o custo. Tivemos um aumento gigantesco com a variação cambial. Temos conteúdo im- portado e nossos fornecedores também”. A recomposição dessa variação dos custos ainda não foi totalmente repassada ao preço final dos caminhões. Mas essa é uma necessidade latente, segundo o exe - cutivo, porque em sua opinião a indústria não conseguirá sobreviver em 2021 com as margens atuais: “Ainda não sabemos se o mercado cresce ou se mantém em 2021. Mas acredito que não será um ano de queda. Pode vir a ser um ano de es- tabilidade”. 95 97 14 - 5 5,25 2 2,23 3,5 5 2,5 3,02 Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia Perspectivas 2020 | 2021 “É latente a necessidade de aumento de preços devido à variação do câmbio. Esse pode ser um limitador do crescimento em 2021.” Ricardo Barion, diretor comercial da Iveco para a América do Sul

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=