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97 AutoData | Outubro 2020 - 5 5,1 2 2 3 5,1 2,75 3 Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia Perspectivas 2020 | 2021 dos investimentos feitos na fábrica doABC Paulista, suamaior unidade o País – emJuiz de Fora, MG, são produzidas cabines. Em São Bernardo do Campo, hoje, são pro - duzidos caminhões e também chassis de ônibus emestrutura baseada nos conceitos da Indústria 4.0, oumanufatura digital, que temcomo uma de suas principais caracte- rísticas a integração de diversos produtos no mesmo processo de fabricação, fator diretamente ligado à redução de custo. Parte relevante dos R$ 2,4 bilhões des- tinados à operação brasileira no ciclo 2018- 2020 foi aplicada emmelhorias na linha de caminhões, ônibus e, em breve, nas áreas de produção de motores e transmissões: “Hoje a produção se adapta à capacida - de e usufrui do benefício da flexibilidade. Conseguimos produzir ônibus rodoviários e urbanos na mesma linha, por exemplo.” No caso das exportações, contudo, o executivo afirma que a companhia vive bom momento ainda que muitos merca- dos cativos dos seus ônibus estejam se recuperando dos efeitos da pandemia da covid-19. “A Argentina vive um momento difícil, mas não vemos nestemomento os embar- ques sendo muito afetados. A exportação de ônibus está muito forte, mas mesmo assimestamos embusca de contratos em outros mercados porque o dólar é favo- rável.” se pode esperar com certa certeza em 2020, em termos de volume de vendas no mercado total de caminhões e ônibus, é uma queda de dois dígitos. Anova projeção daAnfavea corrobora coma daMercedes- -Benz, ainda que a entidade tenha dimi- nuído a queda de cerca de 40% para 20% até dezembro nas vendas, de 43% para 32% nas exportações e de 42% para 33% na produção. “No ano que vem, por outro lado, es- peramos vendas de caminhões melho- res na comparação com 2020, sobretudo nas vendas para frotistas que atendem ao agronegócio, que é um setor que está se beneficiando do câmbio valorizado. Mas ao mesmo tempo o otimismo dá lugar à preocupação quando vemos um PIB que cresce pouco e mercados atingidos dura- mente pela pandemia no Exterior.” Acompanhia espera que o PIB encerre 2020 em nível compreendido de 5% a 6% negativos. No ano que vemé possível que o produto interno bruto passe para o lado positivo, chegando a cerca de 3%. Em termos produtivos a M-B tem na manga capacidade de adaptar o volume das linhas de São Bernardo do Campo, SP, de forma flexível, ou seja, sem que o fato de produzirmais oumenos caminhões configuremudanças bruscas em termos de equipamento e custo operacional. Tal condição se tornou possível pormeio “No ano que vem esperamos vendas de caminhões melhores na comparação com 2020, sobretudo para frotistas que atendem ao agronegócio, que é um setor que está se beneficiando do câmbio valorizado” Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz
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