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42 Novembro 2020 | AutoData MARCO » VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS tico. São 4,5 mil pessoas ali e a capacida- de anual é de 100 mil veículos, somados caminhões e ônibus. A festa ficou completa com a produção do veículo número 1 milhão. Omarco foi re- presentado pelomais recente lançamento, umextrapesadoMeteormodelo 29.520. Do total 850 mil caminhões foram produzidos em Resende. E no geral os modelos de maior volume foram osWorker, com cerca de 434 mil. Os Constellation, lançados em 2006, responderam por 253 mil enquanto os Volksbus somaram 160 mil, os Delivery 142 mil e os MAN TGX 11 mil. Dentro do Consórcio Modular a Maxion fornece chassis e rodas e é responsável pela montagemdos sistemas de freio, elé- trico e combustível, suspensão dianteira independente e outros conjuntos e supor- tes nos chassis, além de recentemente ter incorporado as atividades da Remon, com a montagem de rodas e pneus. A Meritor é responsável pelo conjunto de suspen- sões metálicas e eixos. Esta etapa passou recentemente a contar com a Suspensys para as suspensões pneumáticas. A Powertrain, joint-venture Cummins- -MWM, fornece motores e monta con- juntos de transmissão e embreagem. A Aethra fornece os estampados e monta as cabines, fazendo todo o processo de solda e acabamento em chapa. A Carese realiza os trabalhos de preparação de su- perfície e pintura e a Kroschu instala seus componentes eletrônicos, revestimento interno e externo da cabine. Com o fim da joint-venture com a Ford a VWCO passou a procurar um local para montar sua primeira casa própria. E em 1995 foi escolhida a cidade de Resende, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. “Ao longo de 25 anos a fábrica tornou- -se referência, com o inédito Consórcio Modular, e produziu uma série de veículos que se tornaram verdadeiros ícones do transporte”, diz o presidente e CEO Roberto Cortes. “O segredo do sucesso se baseia em um pilar claro: o cliente está sempre em primeiro lugar. É ele a base do desen- volvimento de todo novo produto e dos nossos serviços.” O projeto inicial previa empregar 2 mil pessoas e produzir 30 mil caminhões e ônibus ao ano. A escolha de Resende para o investimento de US$ 250 milhões. em valores da época, encerrou disputa que envolveu nove Estados, quarenta e uma cidades e centenas de cartas oferecendo áreas industriais. A nova fábrica ainda previa a adoção de um inédito processo produtivo, com a participação direta de fornecedores. Qua- tro meses após o anúncio da cidade, o sistema chamado de Consórcio Modular iniciaria um ano de testes numa fábrica- -laboratório instalada no Polo Industrial de Resende. A fábrica da VWCO hoje ocupa ummi- lhão de m2 de área total, 148 mil m2 de área construída, 100 mil m2 no parque de fornecedores e 50 mil m2 no centro logís-

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