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52 Dezembro 2020 | AutoData MERCADO » PICAPES A s picapes, somadas as pequenas e as grandes, respondem em 2020 por cerca de 15% dos licenciamen- tos de veículos leves do mercado brasileiro, segundo cálculos de AutoData tendo por base os números da Fenabra- ve até outubro. São 221 mil unidades em universo total de 1,5 milhão – o que se não é tanto assim também não é nada desprezível, ainda mais em tempos de competição ferrenha. Fato é que o segmento atraiu definiti - vamente a atenção das fabricantes e vê claromovimento de renovação. Uma parte já está nas lojas e a outra chega até 2023. A lista de novidades apresentadas abriu com a VWAmarok, que ganhou nova ca- libração do motor 3.0 V6 TDI turbodiesel, agora 15% a mais de potência e 5% a mais de torque. Gustavo Schmidt, VP de ven- das e marketing, confirma: “As picapes, Por Marcos Rozen De caçamba cheia Segmento de picapes no mercado nacional está agitado com lançamentos: alguns já agora, outros um pouco mais à frente. como os SUVs, são consideradas pela VW como segmento promissor no mercado brasileiro”. A Amarok é produzida na fábrica de Pacheco, Argentina. E do vizinho vem também a segunda novidade, a Toyota Hilux 2021. Por fora mudanças sutis e por dentro sistema de entretenimento com tela de 8 polegadas sensível ao toque. O motor 2.8 diesel ganhou 15% de potência e as versões flex 2.7 uma melhora de 4% no consumo graças a reconfiguração de câmbio automático e pistões. Apicape é nadamenos do que oToyota mais vendido na região América Latina e Caribe, com 30% das 400 mil unidades comercializadas na região no ano passado. Para 2021 a expectativa de Rafael Chang, presidente da Toyota Brasil, é vender 42,5 mil unidades da picape por aqui, principal destino das Hilux produzidas em Zárate Divulgação/Peugeot

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