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54 Dezembro 2020 | AutoData MERCADO » PICAPES que, ao todo, entrega 140 mil unidades por ano à região. E fecha a lista deste ano a nova RAM 1500, da FCA, complementando a gama que até agora só contava com a irmã maior, a 2500 Laramie. No ano que vem chegará a Toro 2022, com leve reestilização externa, novo in- terior e o motor 1,3 litro turbo e câmbio CVT, que deverá ser estendido em algum momento também à nova Strada. Por seu lado a Ford lançará a Ranger Black, “uma versão adicional da picape voltada ao uso urbano, com estilo robusto e sofisticado” segundo disse a fabricante em nota. No ano que vem poderão surgir sinais por aqui também de uma nova Ford Cou- rier, importada no México: diferente de seu modelo original, descontinuado há tempos, seria uma concorrente do porte de Fiat Toro e Renault Oroch. A conferir. Para 2022 a escalação certa já conta com a maior das novidades, a Peugeot Landtrek. O modelo teve seu lançamento mun- dial transmitido a partir do México nes- te novembro: será o primeiro mercado a recebê-la. Depois virão Equador, Peru, Uruguai, Paraguai, República Dominicana, Panamá, Guatemala, Costa Rica, Bolívia e Haiti, isso até o fim do primeiro semestre de 2021, deixando Brasil, Argentina e Co- lômbia somente para o exercício seguinte. A diferença de prazos tem boa razão: enquanto a primeira turma será abastecida a partir da China a segunda receberá o modelo produzido no Uruguai, na planta da Nordex. A América Latina foi a escolhida para receber primeiro a Landtrek justamente pela força das picapes nos mercados da região: nas contas Peugeot 410mil picapes médias, de 1 tonelada, foram vendidas neste pedaço do mundo no ano passado. “É peça-chave para os utilitários, responsá - veis por 25% das nossas vendas na região”, reafirmou Patrice Lucas, presidente da PSA para a América Latina.  E 2023 testemunhará por aqui a nova geração da Ranger. Neste novembro a Ford Argentina anunciou ao presidente da República local investimento de US$ 580 milhões para sua produção em Pacheco, que já faz o modelo atual – 70% de seu volume é exportado. Segundo a Ford de lá o montante será usado para modernizar a fábrica e aumentar a localização de peças. Apesar de tantas novidades pode-se esperar, também, uma baixa: a Renault pode desistir de vender no Brasil aAlaskan, a princípio para evitar concorrência com a irmã Nissan e sua Frontier. Oficialmente, e apesar do início da produção e venda do modelo na Argentina a fabricante disse em nota apenas que “a picape é um produto que interessa e estamos trabalhando para encontrar o melhor momento e a melhor estratégia. No momento não há previsão para o seu lançamento no Brasil”. Mas quem preferir apostar que este lançamento jamais ocorrerá por aqui terá boas chances de acertar. Divulgação/Toyota Divulgação/VW

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