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57 AutoData | Dezembro 2020 localização ideal para a instalação de cen- tros de distribuição de alcance nacional”. Braun considerou ainda que “hoje a indústria automotiva carece de uma po- lítica igualitária para todas as empresas. Entretanto, até o momento, a previsibili- dade parece cada vez mais distante. Os ganhos de curto prazo são parciais (e ape- nas para alguns). Os de longo prazo, no entanto, ficam cada vez mais distantes e prejudicam a todos”. A iniciativa pode ter representado uma última esperança da Toyota de convencer a Presidência da República a vetar o be- nefício, mesmo com, ali, o texto legal já aprovado na Câmara e no Senado. Mas a lei 14 076 foi sancionada sem vetos no dia seguinte. De qualquer forma a iniciativa Toyota parece ter reverberado nos corredores de Brasília, DF. Ela se desenha como boa justificativa para iniciativa do Grupo Caoa, que em 23 de novembro anunciou exata- mente em sua fábrica em Anápolis, GO, com a presença do governador do Estado, investimento de R$ 1,5 bilhão ali pelos próximos cinco anos – certamente não por coincidência o mesmo prazo conce- dido pelo governo federal à extensão dos benefícios. A impressão de que o anúncio Caoa foi uma resposta à Toyota e ao ambiente criado em torno da extensão dos bene- fícios veio do próprio clima do evento, majoritariamente político e praticamente nada institucional. Parecia mais um comí- cio de campanha, com direito ao mestre de cerimônias, ao convocar o governador Ronaldo Caiado para discursar, apresentá- -lo como aquele que “exterminou a cor - rupção do Estado de Goiás e restaurou a dignidade do povo goiano, o governador da ética, moral e transparência”. Em seus discursos tanto o governador quanto Mauro Correa, CEO do grupo, fa- laram repetidas e insistentes vezes sobre a extensão dos benefícios, afirmando ser exclusivamente esta a razão e cerne do novo investimento. Caiado afirmou tex - tualmente que “só de partida [sem os benefícios] a diferença era de R$ 5 mil por veículo comercializado” no caso dos modelos produzidos pelo Grupo Caoa em Anápolis, o que representa, segundo ele, “competitividade desleal e predatória”. Ele disse ainda foi dele “o trabalho de convencer Paulo Guedes”, ministro da Eco- nomia, a aceitar a extensão do benefício. Correa afirmou que “a renovação dos benefícios é muito importante porque traz a certeza de que podemos continuar in- vestindo, o que ajudou a decisão para o novo ciclo”. Segundo o executivo o aporte deverá gerar 2 mil empregos diretos e 25 mil indiretos, dez modelos novos, soman- do lançamentos, renovação dos atuais e eletrificação “e o estudo de uma nova marca que está bem adiantado”, além de

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