374-2021-02
19 AutoData | Fevereiro 2021 Poderia ter a Ford acreditado que o período de janeiro já teria sido suficien - te para assentar a poeira e desamarrar a união dos dois entendimentos junto ao público geral. Mas pelo jeito que as coisas estão se desenhando será melhor contatar novamente o Google e pedir para o link patrocinado continuar ativo até o fim do ano, pelo menos. Decisões empresariais à parte, fato concreto é que o anúncio da Ford causou um furacão sem precedentes na indústria automotiva brasileira e, assim, transcendeu completamente o setor e seus negócios, ganhando repercussão tamanha que até mesmo o atual ocupante do Palácio do Divulgação/Ford Planalto se viu forçado a declarar algo a respeito, assim como uma infindável es - cala de ocupantes de cargos públicos e oficiais abaixo da sua linha hierárquica, em diversos níveis. Ajudou bastante a aumentar o turbi- lhão a própria postura da Ford, que afora o tal link patrocinado preferiu silenciar por completo, se abstendo de emitir qualquer comentário oficial que não fosse o press - -release do dia 11. Nemmesmo quando o próprio ocupante do Palácio do Planalto, em tese a autoridade máxima do País, naquela mesma declaração, considerou tratar-se a Ford de uma empresa menti- rosa. A fabricante, assim, adota a mesma postura de quando decidiu encerrar as operações da fábrica de Taboão, em 2019: voto de silêncio digno de dar inveja a um monge tibetano. A consequência direta desta postura: no dia 1º. de fevereiro o tema fechamento da Ford ainda era alvo de reportagem de 3 minutos de duração no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão – e falem o que for, independente do preponderante papel que as redes sociais ocupam hoje, nada ainda émais impactante do que uma notícia negativa no Jornal Nacional. E es - pecialmente quando se refere a um fato econômico tornado oficial vinte dias antes e já amplamente noticiado. Novamente repetindo o modus ope - randi da operação Taboão tudo aconteceu de uma vez, com sindicatos sendo avisa- dos instantes antes da divulgação oficial do comunicado que se tornaria a solitária declaração Ford. A princípio a técnica de arrancar o esparadrapo de uma vez só para doer tudo de uma vez foi novamente considerada como a melhor. No tribunal da Internet o resultado foi ummassacre: milhões de comentários do tipo ‘Já vai tarde’ somados a observações técnicas negativas sobre os veículos da marca e seu serviço de pós-vendas em- basados apenas emocionalmente inunda- ram Facebook, Instagram, Twitter e afins, em um resultado impossível de mensurar imediatamente. O único dado concreto disponível e
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=