374-2021-02
26 Fevereiro 2021 | AutoData OPINIÃO » FORD A triste notícia de que a Ford encer- rou sua atividade industrial no Brasil, terminando uma história centenária no País, precisa ser interpretada com muito cuidado pois pode ser reflexo, antes de tudo, da falta de cuidado com que os últimos governos têm tratado o desen- volvimento brasileiro, principalmente o industrial, ao longo da última década. Além disso esta decisão que, aliás, deve ter sido longamente discutida e to- mada com antecedência pela alta cúpula da companhia em Dearbon, vinha sendo ameaçada já há alguns anos. O primeiro indício prático de que algo não estava bem aconteceu no início de 2019, quando a montadora anunciou que encerraria sua produção de caminhões no Brasil e fechou a fábrica de São Bernardo do Campo, SP. Tudo aconteceu ao mesmo tempo em que a Ford decidira globalmente centra- lizar investimentos nos seus principais mercados, China e Estados Unidos, e em produtos que pudesse obter maiores margens de lucro, algo que, por sinal, já não vinha acontecendo há bom tempo na América do Sul. Naquela época a montadora também anunciou sua decisão emdeixar de produ - Por Márcio Stéfani TRAGÉDIA MAIS QUE ANUNCIADA Se tivéssemos uma política tributária compatível com o resto do mundo e vendêssemos sete milhões de unidades/ano a decisão da Ford teria sido a mesma? Rafael Cusato
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=