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42 Fevereiro 2021 | AutoData SÉRIE ESPECIAL » SISTEMISTAS CAPÍTULO 1 a simplificação dos tributos e um cenário legal claro, evitando a insegurança jurídi- ca, já que as legislações permitem inter- pretações conflitantes e com decisões proferidas muitos anos após o início da demanda. Sendo bastante pragmático a reforma tributária precisa ser simplifi - cada e rapidamente colocada em práti- ca para que possa atender aos anseios dos empresários, especialmente diante do cenário que vivemos desde o início da pandemia. Mas além da tributária as demais reformas estruturais, política e administrativa, são fundamentais para a sustentabilidade econômica e social do Brasil, e garantiriammecanismos de gestão e equilíbrio das contas públicas e investimentos mais adequados para promover o crescimento do País. Carlos Delich: Dados da ONU indicam que a taxa de mortalidade no trânsito no Brasil é acima da média mundial, superando em quase cinco vezes a da Alemanha, por exemplo. Torná-lo mais seguro requer ações de educação no trânsito, de acessibilidade e inclusão, infraestrutura e monitoramentos ade- quados e tecnologias de segurança nos veículos. Promover e defender uma mobilidade mais segura e limpa, o que envolve direitos relacionados à vida, é essencial. E não apenas para 2021. Marcos de Oliveira: A reforma tributária seria a pauta mais relevante para o futu- ro do desenvolvimento econômico do País em longo prazo. A complexidade e a ineficiência do nosso sistema atual geram custos elevados e desperdícios nas empresas, bem como as mudan- ças de legislações e as incertezas nas interpretações jurídicas ocasionam des- pesas que reduzem a competitividade da indústria nacional. Raul Germany: A palavra-chave é refor- ma, tanto tributária como administrativa, imprescindíveis para aliviar o peso do setor público, que é onde está a maioria dos nossos desafios e problemas como País. Precisamos aproveitar a janela de um ano pré-eleitoral, e que já começa a se fechar novamente. Resolver estas questões requer tempo e vontade políti- ca, abandonando o modelo de buscar o atalho da transferência dos custos para uma cota de sacrifício a ser paga pelo setor privado. E isso não se resume ao governo federal: as sempre polêmicas ações de aumento de ICMS demonstram que as esferas estadual e municipal pre- cisam ser incluídas, evitando soluções parciais como as adotadas na reforma previdenciária. Destas mudanças sairão as condições para aproveitar as oportu- nidades de desenvolvimento econômico e social de que tanto precisamos. O senhor acredita que o Estado deveria oferecer incentivos, ou ferramentas assemelhadas, às grandes empre- “ A reforma tributária resolveria aspectos significativos que causam impacto sobre a sociedade” Besaliel Botelho, presidente da Bosch América Latina 3º. Congresso de Negócios do setor automotivo Latino Americano AGOSTO
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