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44 Fevereiro 2021 | AutoData SÉRIE ESPECIAL » SISTEMISTAS CAPÍTULO 1 de transformação para que não depen- damos apenas de commodities. Além de sermos uma potência mundial em commodities temos condições de de- sempenhar o mesmo papel na indústria de transformação. E elas não precisam de subsídios. Somos quase unânimes na indústria sobre não buscarmos incenti- vos, mas simmenos ônus, entendendo que segurança jurídica e previsibilidade não podem ser negociáveis. É por meio da tecnologia na indústria que conse- guiremos dar o salto de melhoria de condições de emprego, qualidade de vida e renda para nossa população. O setor público precisa pesar menos para nossa sociedade, mas combinar ações de longo prazo com as demandas de curto prazo geradas pela pandemia é um desafio humanitário, econômico e social que não é exclusivo para o Brasil, semesquecer de nossa escala. É preciso reduzir o ambiente de instabilidade e de falta de previsibilidade legislativa, regu- latória, tributária e de relações trabalhis- tas, incluindo as tentativas de reverter as melhorias que a reforma trabalhista trouxe, como o negociado sobre o le- gislado. O complexo modelo tributário criou uma sucessão de jabuticabas que onera a produção e consumo para sus- tentar o setor público. Imobilizamos o setor privado e restringimos o potencial de atração de investimentos, que com- põem a real força que move um País. Soltar estes freios nos trará condições de crescimento histórico. Na sua opinião quais medidas deve- riam ser colocadas em prática para diminuir os custos logísticos? A adu- ana brasileira precisa ser mais ágil? Como esse serviço poderia ser mais eficiente? Antônio Carlos Galvão: É preciso investir muito em infraestrutura, e de diferentes maneiras: governo, concessões, priva- tizações e PPPs. O momento atual, de grande liquidez global, é bastante favo- rável desde que se estabeleça credibi- lidade no ambiente de negócios. Com relação à agilidade da aduana, e para além das melhorias de infraestrutura, os processos devem ser digitalizados e revisados para conseguirmos melhor eficiência. Com as ferramentas certas e criatividade é possível tornar mais ágeis os processos sem afetar a segurança, algo muito importante para o comércio exterior. Besaliel Botelho: Temos ummodelo lo- gístico baseado essencialmente no frete rodoviário. Neste aspecto o Ministério da Infraestrutura representa um papel rele- vante nos últimos tempos, e podemos observar evolução contundente e rápi- da nas principais rotas de escoamento do País. Há também forte investimento em portos, o que sem dúvida ajudará a distribuição de mercadorias. Aplicar recursos em diversos modais, incluin- “ A reforma tributária seria a pauta mais relevante para o desenvolvimento econômico do País em longo prazo” Marcos de Oliveira, presidente da Iochpe-Maxion Congresso AutoData Perspectivas 2022 OUTUBRO

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