374-2021-02

54 Fevereiro 2021 | AutoData ANIVERSÁRIO » ABS E CATALISADOR N em parece, mas já se vão lá três dé- cadas desde que o primeiro carro nacional saiu de sua linha de mon- tagem com freios ABS e catalisa- dor instalados, em uma estreia simultâ- nea que ocorreu a bordo do então novo Volkswagen Santana GLS quatro portas, em outubro de 1991, já como linha 1992. O modelo foi uma das grandes estrelas da sétima edição da feira Brasil Transpo, realizada no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, dividindo holofotes com o Tempra, então também sonora novidade no estande da Fiat. Era a fase emque o processo de abertu- ra das importações de veículos começava a se consolidar e os modelos nacionais Por Marcos Rozen E aquele Santanão, hein? ABS e catalisador celebram neste 2021 trinta anos de sua chegada aos veículos nacionais. Estreia de ambos foi a bordo do VW Santana. iniciaramcorrida para ganhar equipamentos mais modernos, como os que já estavam nos importados – alguns por força demer- cado e outros por exigência de legislação. NO GELO SUECO No caso do freio ABS aquele Santanão só oferecia o equipamento na versão mais cara, a GLS, e ainda assim como opcional. Na época a Volkswagen apresentava-o como “um sistema que evita o travamento das rodas em situações de emergência, como uma freada busca em uma pista molhada, ou até mesmo areia ou barro”: era preciso ser bastante didático, como em quase toda novidade essencialmente tecnológica.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=