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55 AutoData | Fevereiro 2021 Na demonstração para a imprensa, realizada na pista do aeródromo Campo de Fontenelle, em Pirassununga, SP, a prática foi mais hábil que as palavras. Um largo trecho da pista foi molhado com uma mistura de água e sabão, no qual o jornalista deveria frear o Santanão de uma vez só, até a parada total, em duas opor- tunidades: primeiro com o ABS desligado e, na passagem seguinte, ligado. Ao limite do trecho na primeira pas- sagem havia uma barreira formada por grandes cubos de isopor que, invariavel- mente, acabavam atingidos pelo carro e voavam longe, criando um belo efeito vi- sual e psicológico. Na passagem seguinte, com o sistema ligado, grandes letras ABS também em isopor ocupavam o mesmo local e permaneciam estrategicamente intactas durante o teste, já que o carro parava metros antes. Até essemomento chegar, porém, mui- to trabalho foi feito. “Iniciamos o desen- volvimento em parceria com a Volkswa- gen e a Bosch alemã ainda em janeiro de 1990”, recorda Geraldo Gardinalli, gerente de projetos da Bosch: na época 100% do Imagens acervo MIAU Museu da Imprensa Automotiva sistema ABS era importado. Os testes fo- ram realizados no Brasil, na pista de testes da Ford em Tatuí, SP, pois eram tempos de Autolatina, e na Suécia, em pistas de gelo. O ABS do Santana, assim, ganhou software específico para o Brasil e suas peculiaridades de piso, como paralele- pípedos desnivelados. Segundo estudos da Bosch o ABS per- mite reduzir a distância de parada, em metros, em 20% a 30%, dependendo do piso e de suas condições, alémde permitir o controle do carro durante a frenagem, algo impossível com as rodas travadas e os pneus cantando na pista. Ali a questão foi meramente mercado- lógica, pois o ABS entrou na lista de itens obrigatórios nos carros nacionais apenas em 2009, e mesmo assim em uma escala progressiva que seguiu até 2014, quando 100% dos veículos nacionais passaram a contar com o equipamento. Foi uma de- mora bastante longa quando se recorda que na Alemanha o ABS chegou em 1978. A Bosch produz o ABS no Brasil desde 2007: também foi ummodelo da Volkswa- gen a recebê-lo de forma pioneira, mas
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