375-2021-03

34 Março 2021 | AutoData PRODUÇÃO » CONJUNTURA China Europa América do Norte Japão e Coréia Sul da Ásia América do Sul Oriente Médio e África menores relações de motorização per capita no mundo. E temos todas as con - dições de ser um polo exportador de veículos de alta tecnologia, não só para nossos vizinhos mas para diversos mer- cados globais. Para isso precisamos de mais acordos comerciais, menos entraves às exportações e, insisto, de um ataque frontal ao Custo Brasil. O Brasil precisa ser mais ambicioso: temos de romper as amarras históricas que prejudicam nosso potencial. E temos pressa, pois já estamos atrasados em demasia”. Quem avançou na participação global nos últimos anos, é claro, foi a China, que tinha só 9% de fatia em 2004 e teve 28% em 2019. A Europa, considerando países da União Europeia e mais Rússia, Reino Unido, Turquia e outros, também perdeu terreno: em 2020 ficou com 23%, sendo que em 2019 tinha 24% e em 2004 32%. Idem para América do Norte, que fechou o ano passado com 15,8% e 2019 com 18%. Em 2004? 25%. As projeções da Anfavea, divulgadas em janeiro, apontam recuperação dos índices nacionais, com avanço de 25% na produção brasileira neste ano, para quase 2,4 milhões de veículos leves, graças a alta prevista de 15% no mercado interno e de 8% nas exportações – em março a associação manteve esses números. No acumulado do primeiro bimestre de 2021, porém, a produção nacional de leves ficou relativamente estável, em re - dução de 0,6% ante o mesmo período de 2020, com 373 mil unidades. E a Argentina não conseguiu ajudar, pois fechou o mesmo período em re - tração de 1,5%: produziu na soma deste janeiro e fevereiro só 46 mil veículos leves. Ambos mercados precisarão alcançar índices positivos o quanto antes se não quiserem ver a participação global da América do Sul cair ainda mais em 2021 – estatisticamente, pelo menos, deve aju - dar a base reduzidíssima dos próximos três meses. 2004 2009 2014 2019 Maiores produtores mundiais de veículos leves por regiões Participação (%) 9 32 25 21 6 4 2 23 27 14 18 8 6 4 27 23 19 16 9 4 2 28 24 18 14 10 3, 4 2 Fonte: ACEA

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=