376-2021-04
36 Abril 2021 | AutoData OPINIÃO » ARTIGO S êo Nestor, será que cem anos atrás o senhor imaginou que aquele prédio que ajudou a construir para a Ford, uma então uma bonita fábrica de tijolos aparentes localizada na Rua Sólon, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, que foi oficialmente inaugurada em 1921, se transformaria num símbolo tão impor- tante para a indústria brasileira? Acredito que não! Mas foi exatamen- te isto o que aconteceu. Mesmo sendo uma fábrica da Ford, uma marca que hoje, infelizmente, não opera produtivamente mais no País, aquele prédio foi o primeiro edifício projetado e construído para abrigar uma fábrica de automóveis no País, dando início a uma longa e importante trajetória que, hoje, resultou em uma das maiores indústrias automotivas de todo o mundo. A partir daquele momento, o setor au- tomotivo passou a fazer parte do Brasil. E, da inauguração daquele prédio no Bom Retiro – com certeza Sêo Nestor e Henry Ford estavam lá – até hoje, aconteceram pelo menos três grandes fases de de- senvolvimento, sempre acreditando que o País tinha potencial para dar certo. E aquele primeiro movimento não parou por ali, vez que a também estadunidense Por Márcio Stéfani Um século de múltiplos desafios Será que Sêo Nestor [retratado ao lado] imaginou que o prédio que ajudou a construir para a Ford se transformaria num símbolo tão importante para a indústria brasileira? General Motors seguiu omesmo caminho, instalando, em 1925, uma pequena linha de montagem em um armazém alugado em São Paulo. PRESENÇA IMPORTANTE O Brasil atravessava um período de muita prosperidade e o sucesso das duas marcas foi rápido, constituindo o ponto de partida de uma extensa história de em- Rafael Cusato
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=