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42 Abril 2021 | AutoData MERCADO GLOBAL » REPRESENTATIVIDADE Q ual é a representatividade do mer- cado sul-americano para as grandes corporações automotivas, sejam elas de origem europeia, estaduni- dense ou asiática? A região corre o risco de deixar de ser interessante a ponto de ver algumas montadoras simplesmente abandonando este pedaço do mundo? Essas perguntas têm sido feitas com frequência por profissionais da cadeia au - tomotiva, e a dúvida é pertinente diante do quadro futuro um tanto cheio de incógnitas para os rumos da indústria. Uma análise geral dos números globais de 2020 traz uma resposta que já é pre- sente há várias décadas: aomesmo tempo emque a América do Sul está longe de ser ummercado extremamente representativo no todo global, também não é, por assim dizer, de se jogar fora. E esse cenário é praticamente o mes- mo para diversos grandes grupos auto- motivos, independente de sua origem e de seus principais mercados. A recém-criada Stellantis é uma refe- rência importante, por representar con- glomerado com um número enorme de marcas. Suas vendas totais em 2020 che- garam a 5,9milhões de unidades. De cinco regiões a América do Sul foi a terceira em participação, com560mil unidades, ou 9%: ficou à frente de Oriente Médio e África, 398 mil e 7%, e Ásia-Pacífico, incluindo a China, com 181 mil e 3%. A distância para as duas primeiras regiões, porém, foi enor- Por Marcos Rozen O tamanho da América do Sul no mapa Região está distante de ser um dos grandes mercados globais, mas ao mesmo tempo sua fatia no todo não é desprezível 49,5 31,0 9,0 7,0 3,5 Stellantis: vendas por região em 2020. 2 939 1 852 560 398 181 Europa América do Norte América do Sul Oriente Médio e África Ásia-Pacífico 5 930 Em 1 mil unidades. Fonte: Stellantis

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