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56 Abril 2021 | AutoData SÉRIE ESPECIAL » ASSOCIAÇÕES CAPÍTULO 3 Dan Ioschpe Luiz Carlos Moraes Marcos Fermanian Christian Castanho Christian Castanho Divulgação/Abraciclo 1) Considerando apenas o seu segmen- to de negócios nessa imensa cadeia argumente sobre a questão: quais são as qualidades do mercado brasileiro que fazem dele importante na estra- tégia das empresas associadas? Dan Ioschpe – O principal atributo do mercado brasileiro é sua dimensão, que é bastante relevante. E que se soma à sua centralidade na América do Sul e até com relação à América Central. Isso faz com tenhamos papel relevante na estratégia global dos ato- res do segmento automotivo. Luiz Carlos Moraes – Embora tenha fechado 2020 como o sétimo maior mercado automotivo global,o Brasil já ocupou a quarta colocação nesse ranking e tem todo o potencial para retomar essa posição. Além disso, dos grandes mercados, é o que tem o menor índice de motorização per capita, o que amplia o leque de pos- sibilidades de expansão de negócios. Como principal mercado da América Latina apresenta todas as condições de ser um polo exportador para todos os países da região. Todas as empre- sas associadas acreditam que, com as reformas estruturais e a redução do custo Brasil, o País possa aproveitar todo o seu potencial de crescimento interno e nas exportações, proporcio- nando volumes de produção relevan- tes para os principais players globais aqui presentes. Marcos Fermanian – O mercado bra- sileiro tem como uma das principais qualidades a oportunidade de cresci- mento. O segmento de motocicletas é um exemplo disso. O Brasil pratica- mente dobrou a quantidade de mo- tos por habitante de 2009 para 2019. Saímos de uma relação de catorze pessoas por motocicleta para oito e a Abraciclo acredita que ainda há muito espaço para crescer, especialmente quando comparamos com a realidade dos mercados asiáticos. As próprias características do Brasil, com uma extensão territorial continental, um transporte público deficiente e dife- renças socioeconômicas acentuadas, demonstram o grande potencial do País para o crescimento do segmen- to de duas rodas, tanto motocicletas como bicicletas. Além disso há a pan- demia, que colocou em evidência o segmento de duas rodas como uma alternativa segura para a mobilidade e uma excelente ferramenta logística para o comércio digital, uma vez que se trata de veículos econômicos e de baixo custo de manutenção. Por essa série de fatores acreditamos que o Brasil tem tudo para andar, cada vez mais, sobre duas rodas. 2) Ainda há um cenário incerto sobre as opções que serão adotadas no País na transição para a mobilidade limpa, sem emissões. Fabricantes da Europa e da Ásia sinalizam para o de- senvolvimento e a produção de veícu- los elétricos. Como encaminhar esse
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