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6 LENTES Abril 2021 | AutoData Por Vicente Alessi, filho Sugestões, críticas, comentários, ofensas e assemelhados para esta coluna podem ser dirigidos para o e-mail vi@autodata.com.br Divulgação/VW SEM GRACICE Apenas para constar: que má hora para fazer graça com a verdade e que notável a falta de sensibilidade de quem criou a história do Voltswagen e de quem aprovou a campanha. Talvez sua origem, num país que faz parte da América, seja o suficiente para a compreensão de mais essa bobagem que a Volkswagen se deixa liderar: o pessoal de criação, lá, e também a rapaziada do briefing, e os responsáveis finais, certamente incorporaram o mito do império e não tem a menor noção do que acontece além da ilha – imaginem se sabem o que existe ao Sul do rio Grande ou a oriente do meridiano de Greenwich. SEM GRACICE 2 Fizeram o jogo da mentira num instante em que milhões de pessoas, no mundo todo, se empenham em combatê-la. Enfim, eles devem dizer, tudo pelo marketing. Já a boa informação é que a companhia deverá ter mais uma encrenca à frente, com as autoridades da SEC, Securities and Exchange Comission, que cuida dos bons modos do mercado de ações do país, querendo entender o disparate. MAIS UMA BAIXA E o fim da produção da Ford no Brasil provocou, desde 16 de março, mais uma baixa na história dos veículos no Brasil: lá se foi embora, fechando as portas, a Souza Ramos, concessionária fundada em 1967 pelo patriarca Gil e ainda patrimônio da família, que mantinha sede na Zona Leste de São Paulo, na avenida marginal do rio Tietê, na direção de Guarulhos e do aeroporto de Cumbica. A decisão deveu-se a um certo “reposicionamento de atividades operacionais”, o que significa que o capital automotivo da família privilegiará Mitsubishi e Suzuki. Mas a história Souza Ramos implica, de maneira indissolúvel, a SR Veículos Especiais, criação do filho Eduardo para a transformação de veículos Ford, principalmente picapes, em unidades exclusivas num tempo em que o mercado interno brasileiro era fechado para novas empresas e para importações. Como escreveu José Antônio Leme no UOL “de lá saíram veículos que marcaram época pela inovação ou requinte”, como a picape Deserter XR e a van Ibiza: carregavam o logo SR nas tampas traseiras. Também fez Maverick SW com quatro portas, Del Rey Executivo, Del Rey Conversível, limusine Landau, os Escort JPS. A marca da qualidade dos produtos SR foi fornecida pela própria Ford, que homologou seus veículos modificados. Ficará a saudade e a história.

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