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60 Abril 2021 | AutoData SÉRIE ESPECIAL » ASSOCIAÇÕES CAPÍTULO 3 nos relegando à condição de colônia fornecedora de produtos primários. Feliz do país que tem uma indústria de transformação como a que temos no Brasil, em especial a automotiva. Marcos Fermanian – Com a globali- zação ficou ainda mais evidente a ne- cessidade de investirmos em pesquisa e desenvolvimento para buscarmos a inovação e, com isso, garantir compe- titividade industrial. Mesmo com um parque atualizado e competitivo é pre- ciso um ambiente de negócios favorá- vel e uma política industrial que per- mitam que os ganhos produtivos não se percam com os custos invisíveis, o custo Brasil. Se isso não acontecer não conseguiremos evitar a desindustria- lização, pois mesmo com a mão-obra qualificada, antes considerada fator importante para termos uma manu- fatura mais competitiva, perderemos esta vantagem. Para termos uma in- dústria forte e competitiva é necessá- rio que ocorram grandes reformas nas questões estruturais, administrativas e tributárias. Caso contrário seremos exportadores de empregos para outros mercados, que fornecerão produtos acabados com maior competitividade. 4) Se pudesse escolher uma pauta para o Legislativo tratar em 2021 qual seria? Por favor justifique a sua opção. Dan Ioschpe – A pauta deve ser foca- da na obtenção de trajetória macro- “ Precisamos da reforma tributária, da reforma administrativa, da aceleração da infraestrutura, do incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação e da integração do Brasil ao mundo.” Dan Ioschpe 38 Fevereiro 2021 | AutoData SÉRIE ESPECIAL » SISTEMISTAS CAPÍTULO 1 Por Leandro Alves e Márcio Stéfani Façam suas apostas, senhores Inspirada pela manchete de sua primeira capa AutoData lança desafio a alguns dos mais importantes líderes da indústria automotiva A velocidade dos acontecimentos no mundo automotivo exige que os seus dirigentes estejam ainda mais antenados a uma lista enorme de prioridades. Tudo e qualquer coisa é prioridade. São elementos como ajustes macroeconômicos e setoriais, a sempre presente necessidade de eficiência lo - gística e da cadeia de insumos, a busca por projeções precisas para que se faça a programação produtiva de forma mais inteligente, com redução de custos etc. Inspirada pelamanchete de sua primei- ra edição, em outubro de 1992, AutoData propõe hoje desafio a alguns dos mais im - portantes líderes da indústria automotiva nacional: mostrar como encaram ques- tões específicas dessa agenda setorial. A série Façam suas Apostas, Senhores buscará as respostas desses executivos em alguns episódios exclusivos publi- cados nesta e nas próximas edições de AutoData . Para o primeiro capítulo foram convi- dados os presidentes de grandes siste- mistas da cadeia automotiva nacional para abordarem questões específicas sobre projeções, legislação, política e cenário para nacionalização de componentes. Fo- ram eles Antônio Carlos Galvão, da Eaton, Besaliel Botelho, da Robert BoschAmérica Latina, Carlos Delich, da ZF América do Sul, Marcos de Oliveira, da Iochpe-Maxion, e Raul Germany, da Dana. @iStockphoto.com/Denis_prof

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