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64 Abril 2021 | AutoData SÉRIE ESPECIAL » ASSOCIAÇÕES CAPÍTULO 3 nho da eficiência, deixando toda a sua estrutura administrativa mais leve. Sem dúvida a reforma tributária é impor- tante, mas sem entendimentos e um plano estruturado para ser colocada em prática poderia ser mais prejudi- cial do que a atual. Por se tratar de um assunto complexo é fundamental que seja avaliado criteriosamente por especialistas que entendam profunda- mente do tema de forma abrangente, avaliando as diferenças regionais e os poderes econômicos do País para não aprofundar ainda mais a diferença das classes sociais. 5) A produção combinada de mais de 6 milhões de unidades/ano somados automóveis, comerciais leves, cami- nhões, ônibus e motocicletas, faz do Brasil um dos dez maiores fabricantes do mundo. Essa capacidade, ainda lon- ge de ser explorada, também faz do Brasil, em teoria, um grande exporta- dor. Quais os prejuízos para a cadeia industrial dos produtos manufaturados brasileiros não serem competitivos in- ternacionalmente? E os reflexos disso nos planos de desenvolvimento da indústria no País? Dan Ioschpe – O prejuízo principal é o atraso no desenvolvimento socio- econômico do País, refletido no seu baixo crescimento ao longo de tantos anos. O enfrentamento da agenda descrita anteriormente possibilitaria melhor aproveitamento das nossas potencialidades, gerando mais es- cala e maior aprimoramento tecno- lógico, o que resultaria em maior competitividade sistêmica. Esse foi o caminho adotado pelos países que aceleraram o seu desenvolvimento socioeconômico ao longo das últi- mas décadas. Luiz Carlos Moraes – O sistema tri- butário, a logística e o custo Brasil dificultam substancialmente a compe- tição no mercado internacional. Além disso não há política para estímulo à exportação, como a devolução de créditos tributários, financiamentos, seguro de crédito à exportação etc. A consequência para o País é a con- centração de exportação em produ- tos básicos: soja, minério de ferro e petróleo. Isto é muito pouco para um país como o Brasil. Marcos Fermanian – O prejuízo tem se refletido na realidade, seja por meio do fechamento de indústrias de vários portes ou pela própria saída de monta- doras do Brasil. Estamos aguardando há décadas medidas efetivas neste sentido, como a redução do custo Bra- sil, a criação de um plano nacional de aumento da competitividade, assim como um plano de estímulo às expor- tações etc. Infelizmente estamos cada vez mais distantes desses objetivos e a tendência, ocorrendo a abertura comercial, é de sermos grandes im- portadores de veículos. “ Sem dúvida a reforma tributária é importante, mas sem entendimentos e um plano estruturado para ser colocada em prática poderia ser mais prejudicial do que a atual.” Marcos Fermanian

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