376-2021-04

74 Abril 2021 | AutoData MERCADO » CAMINHÕES +4,9 +4,8 +2,1 -0,6 +2,2 +1,3 Participação de mercado – Caminhões (%) Fev 19 Fev 21 Mercedes-Benz VW/MAN Volvo Ford Scania Iveco DAF Fonte: Fenabrave 31,3 22,8 27,6 13,9 16,0 12,8 9,9 9,3 4,0 6,2 3,0 4,3 36,2 segundo o seu diretor de serviços ao clien- te, Adcley Souza: “Temos a nossa linha de peças multimarcas para o mercado de seminovos e usados, com parte do portfólio dedicado aos veículos Ford, que serão vendidas nessas novas casas, que antes eram frequentadas por clientes da Ford, que poderão ir ao mesmo local para buscar uma determinada peça e mão-de- -obra para o seu caminhão. Esse foi mais um ponto que nos motivou a aproveitar essa oportunidade”. No caso da Foton seu diretor disse que o processo de busca por prédios fecha- dos pela Ford Caminhões começará nos próximos meses, com o avanço de con- cessionárias da marca nas regiões Norte e Nordeste. Depois de fechar o contrato com três novos grupos concessionários no começo do ano o executivo recomen- dou que eles buscassem as instalações prontas que foram fechadas em Recife, PE, São Luís do Maranhão, MA, e no Pará. Essa movimentação das marcas atrás das estruturas prontas que podem ser alugadas ou compradas reduziu de vinte e dois para treze o número de unidades fechadas. Os doze pontos foram alugados por DAF, Iveco eVWCO, sendo que outros três estão na mira da Foton. Os executivos concordaram que, junto com a expansão da rede e o aumento da capilaridade, a experiência que esses concessionários tinham no negócio de caminhões, tanto na venda quanto no pós- -venda, o relacionamento com os clientes e a carteira já formada, também foram pontos que pesaram para que as nego- ciações acontecessem. Outra oportunidade que também in- teressou DAF, Foton e Iveco foi o grande número de funcionários experientes que ficaram disponíveis no mercado, que na maioria dos casos foram mantidos para seguirem trabalhando nas concessionárias. A Iveco avançou um pouco mais e buscou a contratação dos ex-diretores e ex-gerentes de vendas regionais da Ford, o que, segundo Assis, também foi impor- tante para o avanço na participação de mercado da companhia no período de fevereiro de 2019 até igual mês em 2021,

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=