376-2021-04
76 Abril 2021 | AutoData CONJUNTURA » TECNOLOGIA A onda teve início na Europa em 2015, mas foi em 2017 que as marcas tra- dicionais começaram a demonstrar os primeiros resultados do investi- mento que vem sendo feito para que uma nova geração de veículos passe a utilizar propulsores elétricos. A eletrificação é um movimento necessário e ao mesmo tem- po um desafio para a sobrevivência das empresas fabricantes de veículos. Nos últimos três anos os debates foram concentrados na capacidade de investi- mento em pontos de recarga, na matriz energética dessas estações, na definição da arquitetura dos novos veículos e em como obter as baterias necessárias para essa frota. Agora, empresas e governos trabalham na equação que dará sustenta - ção à mobilidade sem emissões emmas - sa no continente europeu. Dentre muitos desafios o mais relevante neste momento parece ser o custo final do carro elétrico. Para o CEO de uma gigante na Euro- pa, a Stellantis, faltam tempo, recursos e legislações apropriadas para que a ele- trificação atinja seu objetivo. Mais do que isso as empresas têm duas opções para encaminhar seus negócios até a próxima década: proteger as margens e diminuir o acesso da classe média – a maior fatia do mercado europeu –, ou vender carros elétricos a preços de veículos convencio- nais com margens negativas. “A primeira opção é contraproducente para o meio ambiente. E temo que possa Por Leandro Alves Dilemas da eletrificação na Europa Além de infraestrutura, legislação e grandes investimentos o custo final do carro elétrico entra no rol dos desafios para a década Divulgação/Stellantis “ O grande desafio será aproximar os preços dos elétricos para algo perto dos valores cobrados por modelos convencionais.” Carlos Tavares, CEO da Stellantis
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=