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88 Abril 2021 | AutoData Por Márcio Stéfani Primeiro articulado elétrico nacional Ambev encomenda retrofit Renault investirá R$ 1,1 bilhão até 2022 Parceria Daimler e Volvo VWCO Delivery em El Salvador Divulgação/BYD AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS A BYD apresentou em São José dos Campos, SP, o seu primeiro ônibus articulado 100% elétrico fabricado no Brasil, que será usado no transporte público da cidade. Marcello von Schneider, diretor institucional e dirigente da unidade de ônibus da BYD no Brasil, disse que as prefeituras estão com- preendendo a necessidade de investir em veícu- los não poluentes: “Investir em veículos elétricos melhora a qualidade do ar das cidades, causando impacto direto na saúde da população”. O veículo é equipado com baterias de fosfato de ferro lítio que geram autonomia de até 250 quilômetros com uma única carga de três horas. A capacidade é para 168 passageiros. A Ambev encomendou à Eletra a transformação de 102 caminhões com motor diesel em veículos elétricos, em processo denominado como Retrofit, ou a remodelação de um produto antigo. Desde o início de 2020 dois caminhões de distribuição de bebidas, em projeto piloto, foram transformados em elétricos e circularam na Capital paulista com resultados “positivos”, que “serviram de incentivo para a extensão da parceria”. Segundo a Ambev os caminhões elétricos novos emitem 0,05kg de CO2 por viagem e consomem 1kW/h por quilômetro, economia superior a 70% com relação a seu similar movido a diesel. A Renault anunciou no início de março investi- mento de R$ 1,1 bilhão para renovar sua gama de veículos no Brasil até o primeiro semestre de 2022. Passarão por mudanças relevantes cinco modelos do portfólio atual, será adicionado um novo motor 1.3 turbo, importado, e dois veículos elétricos – um deles, a nova versão do Zoe vendido na Europa, chega ainda neste semestre. Trata-se da primeira parte de um ciclo maior de investimentos, sendo que a segunda etapa ainda está em negociação com a matriz, na França. Daimler e Volvo assinaram acordo para criação de joint venture que desenvolva, produza e venda sistemas de células de combustível para veículos pesados. Segundo o acordo, a Volvo terá 50% de participação na Daimler Truck Fuel Cell por meio de aquisição por cerca de 600 milhões de euro, informou a Daimler. A conclusão da transação está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2021 e está sujeita ao crivo das autoridades antitruste europeias. O objetivo das duas empresas é começar com testes em clientes de caminhões com células a combustível em cerca de três anos e iniciar a produção em série durante a segunda metade da década. A concessionária Autozama, da Capital San Salva- dor, já comercializa o caminhão VWDelivery produ- zido no Brasil em El Salvador, América Central. De acordo com o gerente regional da Autozama, Juan Carlo Gautreau, “o lançamento da linha Delivery tem sido um sucesso e tem gerado grande interesse dos clientes. Apresentamos as melhores qualidades dessa família de veículos a mais de duzentos clientes potenciais. Confiamos que esse caminhão será ideal para o nosso mercado por sua grande versatilidade e potencial de uso”.

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