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14 FROM THE TOP » JAIME ARDILA, HAWKSBILL GROUP Maio 2021 | AutoData Isso podevir a ocorrer comoutras empre- sas também, não ficaria surpreso semais uma ou duas fizeremomesmo. Há outras empresas em situação semelhante, que precisam se concentrar em novas tec- nologias. Os investimentos necessários são enormes e hoje não é possível mais manter operações não rentáveis. Estamos falando na possibilidade de isso ocorrer em qual prazo? Nos próximos dezoitomeses, até o fimde 2022. Se até lá a situação não melhorar consideravelmente não seria surpresa para mim outra montadora fazer o mes- mo que a Ford. A GM acaba de anunciar investimento para produzir uma nova picape em São Caetano do Sul. Nossa indústria cadavez mais investe só em modelos de maior valor agregado e vários veículos de en- trada estão saindo de linha ou não terão substitutos. Isso não afetará demais o nosso volume total? As montadoras estão lutando pela so- brevivência, e a única forma é dar lucro. E o lucro está em modelos mais caros, de maior valor agregado. A conta que as empresas estão fazendo é que, dada a pandemia, a capacidade de compra das pessoas do mercado de entrada está caindo e não vai se recuperar por algum tempo, e então a lógica é se concen- trar nos modelos mais acima. Pode ser que no longo prazo elas voltem a inves- tir nesses modelos mais baratos, mas acredito antes disso que esse custo dos produtosmais sofisticados vai cair, porque a indústria vai continuar com avanços importantes nas reduções de custo. As matérias-primas também devem ficar mais baratas: o aço, agora, por exem- plo, está caríssimo. Ocorre ainda que as montadoras no Brasil estão ficando sem opções nessa faixa de entrada, porque as arquiteturas para modelos mais básicos estão desaparecendo no mundo. A GM usa agora a plataforma GEM, de Global EmergingMarkets, para o Onix. Ela é um pouco maior e mais sofisticada do que “ Infelizmente não acredito que o compromisso GM de se tornar 100% elétrica em 2035 vá se estender ao Brasil.”

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