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28 Maio 2021 | AutoData Alémdisso, explicam revendedores, as limitações de produção fizeram a indústria dar prioridade aos modelos mais rentáveis, em vez dos carros populares de margem baixa, algo que também jogou a favor da saúde financeira do negócio. Incluindo no cenário o acesso a linhas de crédito emergencial do governo, bem como a adesão ao programa que sus- pendeu contratos de trabalho e reduziu jornadas e salários temporariamente, não houve, ao menos até agora, o quadro ab- solutamente crítico para a rede previsto por alguns executivos quando a pandemia chegou. O que ocorreu foi até mesmo o oposto: balanço publicado no anuário da Anfavea, a associação das montadoras, mostra que o Brasil fechou o difícil ano de 2020 com pouco mais de 4 mil conces- sionárias de carros de passeio e veículos comerciais, 72 a mais do que em 2019. “Aprendemos que podemos fazer o mesmo a um custo muito menor. Só uma crise forte nos faz enxergar essa realida- de”, afirma Valdner Papa, diretor do Grupo Canopus, que temmais de trinta conces- sionárias de marcas como Toyota, BMW e Chery. Segundo ele vendas que se iniciam no canal digital respondem hoje por 60% do total comercializado pela rede: “Com a crise o digital passou a ser o canal da sobrevivência”. Em paralelo, acrescenta, medidas como a renegociação de contra- tos de aluguel e a eliminação de espaços pouco úteis levaram, junto com o ajuste de pessoal, a uma redução de 25% a 30% nas despesas. Para o consultor Alexandre Ayres, da Neocom, ao ser pressionada pelas mu- danças de consumo na pandemia a indús- tria de automóveis foi obrigada a adian- tar soluções digitais que estavam sendo desenvolvidas para os próximos dois ou três anos: “O que aconteceu foi uma an - tecipação do futuro. A pandemia serviu para acelerar o que estava desenhado para acontecer apenas nos próximos anos”: “Nos primeiros noventa dias de lockdo- wn [do ano passado] toda a indústria teve que se debruçar emnovas formas de ofer- tar e vender carros. Foi necessário decidir como seriam usadas as ferramentas que estavam em análise e que, de uma hora para outra, entraram em operação. Pri- meiro essa introdução aconteceu de uma forma bastante improvisada mas, com o passar do tempo, os processos foramajus - tados e chegamos em 2021 com a casa mais arrumada”. PANDEMIA » CONCESSIONÁRIAS Divulgação/Caoa Chery

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