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42 Maio 2021 | AutoData TENDÊNCIAS » ELÉTRICOS de de entrar nomercado oriental. A startup define seu automóvel como de “ultraluxo” e garante que ele terá tecnologias exclusivas como inteligência artificial e o que chama de “terceira internet”, ou seja, mais uma além das disponíveis na residência e no destino final, como escritório ou escola. Trata-se de uma conexão de alta veloci- dade que permitirá fazer reuniões virtuais ou assistir a aulas remotas durante o tra- jeto, com os ocupantes confortavelmente sentados em bancos com inclinação de encosto de 60 graus. Quanto ao desempenho a startup ga- rante que o FF 91 é capaz de ir de 0 a 96 km/h em pouco mais de 2 segundos, graças a três motores elétricos que geram 1 mil 50 cv. A empresa garante ter mais de 14 mil reservas do modelo, que deverá custar de US$ 150 mil a US$ 200 mil. Após o FF 91 a empresa prevê um segundo modelo para 2023, o FF 81, e um terceiro para 2024, o FF 71. A Faraday espera vender ao todo 400 mil unidades em cinco anos. Há previsão ainda de uma van de entrega urbana para 2023. A REALIDADE BATE À PORTA Mas nem tudo acontece da forma tão fácil quanto parece nessemundo demon- tadoras startups. Um bom exemplo é o da também estadunidense Fisker, cujo primeiro capítulo no mundo automotivo foi fugaz. Em 2008 a empresa apresentou no Salão de Detroit o híbrido plugin Karma, modelo que além da tecnologia recente na época também ostentava estilo atra- ente. As primeiras entregas ocorreram em 2011, pouco antes de a empresa passar a conviver comdiversos problemas. Em 2012 seu fornecedor de baterias faliu e, como se não bastasse, o furacão Sandy destruiu 338 unidades que aguardavam embarque para a Europa no porto de Nova Jersey. O segundo capítulo começou só ago - ra, e com uma nova startup, a Fisker Inc., que pretende lançar no ano que vem o SUV elétrico Ocean. Diferentemente das concorrentes que apostam na produção de modelos caros e de alto luxo o Fisker Ocean tem preço estimado em US$ 37,5 mil e a produção, terceirizada, deverá ficar a cargo da Magna International, multina- cional canadense especializada na produ- ção de sistemas e veículos completos para diversas marcas. De acordo com Henrik Fisker, fundador da empresa, essa opção dá mais flexibilidade à startup, que não precisa manter uma linha de produção própria. Outra da lista de startups automotivas é a Nio, que não à toa é chamada de Tesla chinesa. No ano passado a startup, funda- da em 2014 e baseada em Xangai, atingiu valor de mercado de US$ 56 bilhões. Com isso superou a GM e ficou atrás apenas de Tesla, Toyota e Volkswagen. Atualmente a empresa produz três modelos de SUVs Divulgação/Rivian Divulgação/Faraday
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