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44 Maio 2021 | AutoData E m umpassado não tão distante assim empresas novatas que ousavam en- frentar os grandes grupos fabricantes de veículos encaravam muitas difi - culdades para competir, principalmente nos Estados Unidos. Mas, hoje, as coisas mudaram. Em vez de tentar sufocar as novas empresas associar-se a elas tem sido tendência e saída mais inteligente – e econômica. A Ford, por exemplo, há dois anos in- vestiu US$ 500 milhões na Rivian. O ob- jetivo é futuramente utilizar a plataforma elétrica flexível da startup, batizada de Skate, emveículos com emblema de oval azul, especialmente picapes. Com isso a companhia sediada em Dearborn, Mi- chigan, economiza tempo e dinheiro que inevitavelmente seriam gastos no desen- volvimento de uma plataforma própria. Por Hairton Ponciano Voz Fabricantes tradicionais de veículos intensificam associações com novas empresas de tecnologia A Ford não é a única a tomar esse atalho para desenvolver tecnologia para modelos elétricos. É uma união de forças: em resumo, montadoras são especialistas emmanufatura enquanto as startups, sem experiência em montar automóveis, tem sua força concentrada no desenvolvimen- to de tecnologia dedicada à condução autônoma. Para o consultor Paulo Cardamone, da Bright Consulting, “a Tesla estava quebran - do na estamparia, porque, embora Elon Musk possa ser chamado de gênio, ele não sabe fazer carros”. Segundo ele para resolver a questão a empresa está desen- volvendo um novo processo industrial que promete estampar a carroceria em apenas duas peças. Assim, a associação tende a ser boa para os dois lados. Fabricantes conven- TENDÊNCIAS » ELÉTRICOS É MONTADORA OU
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