377-2021-05

47 AutoData | Maio 2021 tem autonomia de 240 quilômetros e pode alcançar 320 km/h, segundo a empresa. AHyundai, juntamente comoutras em- presas, investiu US$ 9 milhões na Ottopia, empresa criada em 2018 por Amit Rosen- zweig, que fez carreira na Força Aérea de Israel e no setor de inteligência israelense. Com base em sua experiência, de certa forma ele joga um balde de água fria em quem acredita que logo teremos carros totalmente autônomos. Para ele condições críticas exigem supervisão humana, ainda que remota, seja uma usina atômica ou um avião. Assim, em vez de automóveis a Ottopia desenvolveu uma plataforma de teleoperação, capaz de monitorar e controlar veículos mesmo a milhares de quilômetros de distância. Em 2018 Renault, Nissan e Mitsubishi também saíram às compras, em busca de oportunidades de investimento em startups que estivessem lidando com o que se convencionou chamar de tecno- logias disruptivas. O trio formou a Alliance Ventures, que busca no mercado global empresas de atuação em direção autôno- ma, conectividade para veículos elétricos e outros que se encaixem na definição de nova mobilidade. A empresa é sediada em Amsterdã, Holanda, e tem escritórios em regiões conhecidas como polos de tecnologia – Paris, Yokohama, Vale do Silício, Xangai, Tel Aviv. O objetivo é investir US$ 1 bilhão até 2023. Renault e Nissan têm 40% de parti- cipação cada na joint venture, enquanto a Mitsubishi entrou com os 20% restantes. O portfólio da Alliance Ventures já tem pelo menos doze startups. Uma delas, a WeRide, desenvolve táxi autônomo de nível 4. A Ionic Materials trabalha com po- límeros condutores para confecção de baterias. E a Enevate oferece carregadores de bateria ultrarrápidos. Tecnologias de cibersegurança também estão no radar. Em meados do ano passado o Grupo PSA, que mais tarde formaria com a FCA a Stellantis, fez aquisição inusitada. Comprou a maior parte do capital social da startup portuguesa B-Parts, que atua com recicla- gem e venda online de autopeças usadas. A empresa cataloga autopeças de desmanches localizados em cinco países europeus e oferece os componentes em uma plataforma digital para mais de 65 países, a maior parte na Europa. O grupo francês justificou sua iniciativa como for - ma de reduzir sua pegada de carbono, o que inclui a manutenção e reciclagem de automóveis. Divulgação/Ottopia Divulgação/Cruise

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=