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54 Maio 2021 | AutoData SÉRIE ESPECIAL » ASSOCIAÇÕES CAPÍTULO 4 um imperativo futuro em todos os seg - mentos econômicos. Os fabricantes de veículos, junto com seus fornecedores, estão na lista dos principais players des- sa nova era. Entende-se que a transição deverá ser implementada primeiramente comveículos híbridos a partir dos atuais combustíveis, incluindo o etanol, gás e o biodiesel, antes de atingir os 100% de energia elétrica. Vale lembrar que os consórcios acompanham a evolução do setor automotivo há quase seis décadas, sempre presentes como verdadeiros viabilizadores da aquisição de veículos por milhões de consumidores. Por se tratar de autofinanciamento, o sistema de consórcios seguirá, com suas carac - terísticas e vantagens, fiel aos seus ob - jetivos, proporcionando a oportunidade de aquisição de veículo novo ou semi- novo, seja qual for a fonte energética de mobilidade, no formato mais simples e econômico do mercado. 4) Adigitalização já é uma realidade nas concessionárias brasileiras. Como o se- nhor vê o processo demodernização das vendas e a chegada de novos modais, como a oferta de carros por assinatura, por exemplo? AlaricoAssumpção Júnior – Até o início de 2020 o setor vinha se estruturando para isso e a Fenabrave sempre teve papel preponderante nessa orientação. Prova disso foram os três estudos, con- tratados pela Federação, ao ICDP, Inter- national Car Distribution Programme, ins - tituto europeu de pesquisa automotiva, “ Há atualmente quase oito milhões de consorciados ativos em todos os segmentos, um recorde, dos quais pouco mais de 6,5 milhões são do setor de veículos automotores.” Paulo Roberto Rossi AlaricoAssumpção Júnior – As conces- sionárias têm acompanhado a evolução tecnológica a ser aplicada, tanto nos formatos de comercialização como de manutenção dos veículos. A cada lança- mento, os próprios fabricantes municiam suas redes com amplo treinamento para que a manutenção seja feita de forma assertiva nos novos veículos. O inven - tário de ferramentas e equipamentos também acompanha essa evolução nas redes, assim como a crescente expertise técnica dos colaboradores das áreas de vendas e pós-vendas. Da mesma forma se dará comveículos elétricos. Na verdade, isso já ocorre com os híbridos. Acreditamos que o setor da distribui- ção de veículos, que tem se tornado um verdadeiro centro especializado em mobilidade e de serviços automo- tivos, esteja apto a trabalhar com veí- culos de todas as tecnologias, sejam à combustão, movidos a gasolina, etanol, hidrogênio, gás, também elétricos, as - sim como autônomos. Talvez a grande questão aqui esteja mais relacionada à infraestrutura necessária ao País, como pontos de abastecimento e recarga, e os custos relacionados à produção desses veículos, para que se tornemviáveis, na mesma rapidez com que deve ocorrer em outros países. Paulo Roberto Rossi – Amovimentação internacional emprol da mobilidade lim- pa, sem emissões de poluentes, é algo que devemos entender como crescente e irreversível para os próximos anos. A mobilidade, a partir do carbono zero, é
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